• Obras Complementares vão recuperar APP do Rio Capivari

Obras Complementares vão recuperar APP do Rio Capivari

27 Nov, 2017 10:06:53 - BR-101

Como Medida Compensatória das obras em complemento na duplicação da BR-101 Sul, parte da calha do Rio Capivari será recuperada ambientalmente, com plantio de mudas arbóreas nativas. A margem direita, próxima da ponte que faz a travessia do tráfego de sentido Florianópolis-POA e o Parque Eólico da ENGIE Brasil Energia, vai receber cerca de 560 árvores para recompor o talude, recobrindo 2,5 mil metros quadrados de área. A compensação ocorre em contrapartida ao corte da vegetação (supressão vegetal) para limpeza da frente de obras para construção de nova ponte no km 329,9, ligando vias laterais entre Tubarão e Capivari de Baixo.

Tanto o espaço de obras quanto o de recuperação ambiental estão dentro da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Capivari. No escopo do Plano Básico Ambiental (PBA) para o empreendimento de expansão rodoviária da BR-101 Sul em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, há o Programa de Proteção a Fauna e a Flora. Este programa se divide em duas vertentes, um subprograma direto para proteção dos animais silvestres e outro subprograma para a flora silvestre. Este último enfoca a questão da supressão da vegetação, que está totalmente concluído nos lotes de obras para duplicação nos dois estados, restando as Obras Complementares no segmento catarinense.          

Além disso, dois projetos de plantio compensatório estão aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, sendo um para ser executado nas Áreas de Preservação Permanente – atingidas pelas obras ao longo dos lotes de obras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, cumprindo os termos da Resolução CONAMA 369 e o outro para plantio de espécies imunes ao corte no estado do Rio Grande do Sul, em atendimento a legislação estadual.

No Rio Capivari, o projeto para plantio das espécies nativas está em tratativas entre a ENGIE, usuária das terras e o DNIT/SC – através do Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental). Os trabalhos de recuperação serão executados pelo consórcio Setep-Sotepa, contratado pelo DNIT para a execução das Obras Complementares. A meta é iniciar nos próximos meses, com uso de espécies nativas, como o Guarapuvu, Ingá, Jacarandá, Canela, Pitanga, entre outras.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança