• Obra de prevenção a enchentes é executada em Maracajá

Obra de prevenção a enchentes é executada em Maracajá

06 Jun, 2019 17:27:01 - Geral

Maracajá (SC)

Mais de 200 tubos de concreto de um metro de diâmetro, cada um avaliado em cerca de R$ 110,00, estão sendo implantados pelo Departamento de Obras da Administração Municipal de Maracajá para dar vazão a águas pluviais que na última grande chuva, do dia 31 de maio, provocou alagamentos na região central do município, entre o Paço Municipal, Cartório de Registros, na Avenida Nossa Senhora da Conceição e imediações da Delegacia de Polícia.

"Estamos implantando tubulação para águas que descem do morro Maracajá em direção ao centro e provocam alagamentos da região que vai até imediações da Delegacia de Polícia e arredores", explica o diretor do Departamento de Obras, Everaldo Pereira. A tubulação está sendo enterrada ao final da Avenida Getúlio Vargas em direção a Garajuva e os serviços devem ser concluídos até o decorrer da próxima semana. Os recursos humanos, máquinas e verbas são próprios do município.

Enquanto isto, o projeto para realizar a drenagem da Vila Beatriz, em especial nas proximidades da duplicação da BR-101, está em andamento e se aproximando da fase final, incluindo o orçamento financeiro da obra. Segundo a chefe do Setor de Planejamento, Vanessa  Jerônimo, em duas semanas os trabalhos estarão concluídos e será possível a administração municipal definir parâmetros para executar a implantação.

Os apontamentos iniciais indicam que são necessários mais de 500 metros de tubos, a maior parte de 1,5m de diâmetro, para solucionar o problema, que é antigo e mostrou maior gravidade nas chuvas de 31 de maio. Os técnicos apuram não apenas o custo de tubulação, mas de equipamentos e homens necessários para execução das obras e, sobretudo, a necessidade de ações especiais em virtude do tipo de solo, já que o bairro fica nas margens do Morro Maracajá e não estão descartadas explosão com dinamite para implantar os tubos.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança