• Objetivos para um mundo sustentável é debatido em encontro

Objetivos para um mundo sustentável é debatido em encontro

27 Out, 2016 13:31:47 - Geral

Chapecó (SC)

Facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, na prática das pessoas e organizações em Santa Catarina. Esse foi o principal objetivo do Encontro Pacto pelos ODS e Capacitação do Comitê Nós Podemos Chapecó, realizado na última semana, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. No município, o Comitê é coordenado pela Unimed Chapecó, por meio das colaboradoras do setor de Sustentabilidade, Juciele Wrublewski e Jaqueline Schinaider.

Os ODS surgiram em 2015, quando países membros das Nações Unidas adotaram uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, chamada Agenda 2030. Com isso, chegaram a um acordo global sobre a mudança climática, nascendo assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, baseados nos oito Objetivos do Milênio. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas, que determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.


Para a coordenação do Movimento Nós Podemos ODS Santa Catarina, o encontro teve como propósito principal estabelecer um diálogo com as comunidades e os comitês locais para fazer um alinhamento das possíveis ações. “A Unimed já é engajada há bastante tempo e tem esse papel de dialogar com as instituições e empresas e com as pessoas físicas para que entendam que, através das duas ações, podem contribuir para o alcance das metas”, salientou Adelita Adiers, coordenadora geral do Movimento Estadual.

De acordo com a coordenadora estadual de mobilização do Movimento e diretora da Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, Andreia Silva da Rosa Amorim, o Movimento foi constituído para que a comunidade e instituições entendam como incluir práticas em sua vida e rotina diária das organizações em busca dos ODS. “A organização precisa se perceber como agente responsável pelos resultados para que possamos atingir as metas dentro do prazo de 15 anos, que é o período estipulado para o alcance das metas” afirmou.

O encontro reuniu entidades que compõem o movimento e/ou se comprometeram com os ODS e possíveis instituições parceiras na busca dos objetivos. Chapecó foi a cidade sede para o segundo encontro no Estado, que também vai ocorrer nas cidades de Joinville e Blumenau.

A Unimed Chapecó abraçou a causa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2009. Desde então, realiza seus programas, projetos e ações sociais com o objetivo de atender as metas mundiais estabelecidas pela ONU, e em 2016 abraçou também os ODS. Com a intenção de disseminar a causa e contribuir para a melhora dos indicadores locais, participa do Comitê Local Nós Podemos Chapecó. “Somos agentes responsáveis por mobilizar as empresas, o poder público e as entidades não governamentais para aderirem ao comitê local e, consequentemente, o grande movimento Nós Podemos, nas esferas nacional, estadual e local”, explica Juciele Wrublewski, assistente social da Unimed Chapecó. 

Atualmente fazem parte do Comitê Local as seguintes instituições: Associação dos Municípios do Oeste de SC, Grupo Escoteiros Xapecó, Associação do Pacientes Renais de Chapecó, Cooperchap, Multi Cantina Ltda, Hemosc Chapecó, Servioeste Soluções Ambientais, Associação dos Diabéticos e Hipertensos, Apae, Verde Vida, Secretaria Municipal de Cultura, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Instituto Unimed SC – Filial Chapecó e EBM Sereno Soprana.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE