• Obesidade e sobrepreso em declínio entre estudantes

Obesidade e sobrepreso em declínio entre estudantes

01 Nov, 2017 15:25:34 - Geral

Maracajá (SC)

A obesidade e o sobrepeso em alunos da rede municipal de ensino de Maracajá deve fechar, neste ano, em cerca de 25%, um índice que apesar de elevado, é considerado positivo diante dos resultados iniciais do processo, há seis anos, quando 40% dos estudantes estavam acima do peso. As informações são da nutricionista Cláudia Medeiros, que está concluindo a pesagem e medição de estatura dos quase mil alunos da rede, incluindo o Centro de Educação Infantil Municipal e Apae de Maracajá.

Conforme a nutricionista a redução gradativa do índice é resultado de uma conscientização. “As famílias começaram a se conscientizar, após os primeiros levantamentos. Além disso, em algumas oportunidades, entre uma pesagem e outra, realizamos uma fala de educação nutricional, alertando as crianças”. Realizar um diagnóstico nutricional é um dos objetivos, comenta Claudia. “É importante que o município saiba como está a saúde das crianças. Além de que com isso podemos ver as mudanças nos cardápios nutricionais de cada escola”. Após a pesagem e medição, cada aluno tem seu diagnóstico, os que estão a cima do peso ou baixa estatura, são chamados individualmente junto com seus pais para orientação.

Os dados oficiais do trabalho, que entra na reta final em novembro, estarão concluídos, tabulados e analisados no início de 2018, ressalta Claudia Medeiros. A diretora da Escola Municipal Nivaldo José da Rosa, que possui 450 alunos, Viviane Scardueli, avalia positivamente a ação. “Este é um trabalho de conclusão do serviço prestado pela nutricionista, que trimestralmente elabora um cardápio para as escolas”. A aluna Emili da Rocha, de 10 anos, afirma que “é muito legal, a gente fica sabendo nosso peso e altura e depois em outra oportunidade se for preciso recebemos orientações”.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE