OAB lança campanha “Abuso Financeiro Contra Idoso

09 Jun, 2017 17:15:59 - Brasil

Criciúma (SC)


A Comissão do Idoso da OAB Criciúma estará neste sábado, dia 10, entre 9 e 12 horas, na Praça Nereu Ramos, lançando a campanha “Abuso Financeiro Contra Idoso: Necessidades Básicas Violadas”. A intenção é criar consciência social de que a violência é mais frequente do que muitos imaginam. A data foi escolhida porque o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.


De acordo com a presidente da Comissão do Idoso, Juliana Caldas Cavaler, dados revelam que as violações mais comuns são a negligência, a violência física ou psicológica e o abuso financeiro e econômico, também chamado de violência patrimonial. “Nosso objetivo com a campanha é criar uma consciência social da existência da violência contra a pessoa idosa com enfoque financeiro/patrimonial, inclusive sobre o aspecto criminal”, cita Juliana.


A violência financeira contra as pessoas idosas pode ser considerada como qualquer prática que visa à apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa, dando-lhe aplicação diversa da finalidade e pode ser realizada por familiares, profissionais ou instituições. “O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a retenção do cartão magnético, a conduta de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos, dando-lhe aplicação diversa da finalidade”, complementa a presidente da comissão”, reafirma Juliana.


O presidente da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza, destaca a importância do tema para a conscientização da sociedade. “A OAB possui quase 30 comissões temáticas que tratam dos mais variados assuntos de extrema relevância como essa questão de violência contra idosos”, finaliza o presidente.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança