• O que faz você acordar para trabalhar?

O que faz você acordar para trabalhar?

09 Out, 2018 14:39:39 - Geral

Florianópolis (SC) 

Ah, Mariana, preciso pagar os boletos, as contas, quero viajar, tenho filhos e assim por diante... Sempre digo que dinheiro é consequência quando estamos diante do nosso propósito, quando levantamos da cama guiados por algo maior.

Quando você assume um propósito de trabalho ou vida a sua motivação passa a ser outra. Fazer algo importante tem o seu significado e aqui não estou falando de algo grandioso, mas de algo que tenha sentido na sua vida. Quando temos um objetivo isso nos dá mais energia, gera engajamento e maior satisfação.

Dia desses assisti a um programa que tratava de um conflito entre mãe e filha. A mãe gostaria que a filha trabalhasse no que ela se formou, que é a profissão de fisioterapeuta. E a filha queria trabalhar como confeiteira, que é sua paixão. Segundo a menina, seu sonho é “entregar o melhor doce para as pessoas se sentirem mais felizes”. Uma pergunta-chave foi então feita para a mãe: sua filha é tão boa fisioterapeuta como doceira? E a mãe foi categórica ao responder que não, ela é ótima confeiteira e ganha mais trabalhando com os doces. Ou seja, a menina havia identificado o seu objetivo de vida e realizava o trabalho com paixão tendo o dinheiro como consequência.

Trabalhar com propósito é muito mais do que realizar uma atividade para satisfazer a renda familiar. É encarar o trabalho como uma oportunidade de gerar mudança na vida das pessoas. Certamente, essa nova geração que chega ao mercado de trabalho é mais motivada por este sentimento.

Se pensarmos na figura do líder, como ele pode gerar propósito para sua equipe? A grande questão é “por que” fazer tal atividade e não “o que fazer”. Eu explico: quando o gestor diz “lance isso no sistema” é diferente de dizer “quando você lança isso no sistema gera este impacto e, consequentemente, este resultado”. Quando o líder consegue imbuir sentindo nas atividades ele certamente terá uma equipe mais engajada.

Todos os dias acordo refletindo onde estou e onde quero chegar, guiada no que amo fazer, que é ajudar chefes a se tornarem líderes de alta performance por meio do autoconhecimento. E você, o que motiva a levantar todos os dias, qual o seu propósito de vida?

TEXTO/MARIANA KOCH NEVES 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança