O que considerar no momento de escolher o curso de pós-graduação?

11 Abr, 2017 15:45:02 - Educação

Palhoça (SC)

Ao procurar por cursos de pós-graduação, o candidato se depara com diversas opções no mercado e muitas vezes encontra dúvidas desde qual curso à área que deve escolher. O coordenador do Programa de Orientação de Carreira (POC), da Unisul, professor Vanderlei Brasil, explica o que deve ser levado em conta nesse momento de decisão.

Um curso de especialização deve ser entendido como a continuação da formação inicial, pois a graduação é uma formação mais ampla, enquanto a pós-graduação, oferece qualificação específica. “Por isso, vale a pena, o estudante levar em conta alguns critérios antes de escolher o curso, como por exemplo, optar por algo que não tenha sido abordado ou que aprofunde o conhecimento adquirido na universidade”, ressalta Vanderlei.

Outro critério importante a considerar é pesquisar sobre as tendências do mercado que esse profissional deseja atuar. “O aluno pode avaliar o que acontece no mercado em sua profissão, para escolher um curso que o atualize ou para atuar na região em que trabalha. Além dessas questões, um bom motivo para cursar uma pós-graduação é a ampliação da rede de relacionamentos profissionais, ou seja, melhorar o networking, já que o estudante fará contatos com outros profissionais da área e disso pode resultar parcerias profissionais e indicações”, diz o professor.

Há casos em que o profissional têm dúvidas também sobre a escolha por um curso em alta no mercado de trabalho ou por uma especialização que esteja de acordo com o que gostaria de se qualificar. Nesse caso, é muito importante levar em consideração a sua afinidade com a área de interesse para que realmente alcance os resultados que almeja. “Ao conciliar as duas questões, gosto pessoal e mercado de trabalho, isso tende a favorecer a construção de uma identidade profissional mais sólida para a pessoa, o que, por sua vez, repercute positivamente no mercado de trabalho da profissão. Já uma escolha que considere apenas algo que está em alta no mercado, desde que não seja algo (uma área) em que o estudante não se vê, de maneira alguma trabalhando, pode ser útil à atualização do currículo, o que também favorece a imagem/apresentação do profissional no mercado. Evidentemente, o ideal seria juntar esses dois critérios no momento da escolha”, destaca Vanderlei.

Existe uma pressão generalizada por atualização da profissão e isso deve ser tratado com cautela, no entanto, quando esse profissional consegue realizar um curso que incremente seu currículo também pode ser vantajoso.  “Há chances de melhor empregabilidade e também, a possibilidade de maior remuneração. Além de ampliar as competências advindas da graduação, de melhorar o currículo, que é o cartão de visita de qualquer profissional de nível superior”, comenta o professor.

A Unisul está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação. São mais de 70 cursos nas modalidades presencial e a distância, que apostam na formação continuada e inovadora, além dos conteúdos focados no mercado e com metodologias diferenciadas.

Nos cursos presenciais ainda restam vagas em 16 deles. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de abril, no portal Unisul.

Para se inscrever, acesse o Portal Unisul > Pós-graduação e MBA > Modalidade Presencial  > Curso de Interesse > Inscreva-se > Siga os procedimentos indicados no processo seletivo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE