• O mês de abril na história do Brasil na visão de Elza de Mello Fernandes

O mês de abril na história do Brasil na visão de Elza de Mello Fernandes

26 Abr, 2021 10:39:59 - Colunistas

Içara (SC)

O mês de Abril é um mês com muitas datas históricas brasileiras. Talvez as histórias  com mais fatos interessantes da História do Brasil esteja no mês de Abril, como é o caso do achamento do Brasil, como dizem os portugueses. O Descobrimento do Brasil foi uma das maiores vitórias de Portugal no processo das Grandes Navegações.

Temos também o dia da Comunidade Luso-Brasileira pois, Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que atualmente marcam o povo brasileiro nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização. A História Brasileira, especialmente em sua origem está muito associada a Portugal. Além do idioma, Brasil e Portugal são “nações irmãs” com diversas semelhanças, como a arquitetura, os traços étnicos, o folclore, a religião, etc.

Mesmo após a Independência, o Brasil acolheu diversos portugueses que vinham em busca de uma vida melhor e se tornaram comerciantes, profissionais liberais, agricultores, estreitando os laços entre ambos os países e promovendo mais ainda a fraternidade entre esses dois povos. Assim nasceu um dia especial para comemoração desses laços, o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

O Dia da Comunidade Luso-Brasileira foi criado, a partir do projeto de lei do senador Vasconcelos Torres, através da Lei nº 5.270, de 22 de abril de 1967, que instituiu a data em todo o território nacional. Algumas comunidades portuguesas no Brasil, como a de São Paulo, celebram a efeméride. Assim, O Dia da Comunidade Luso-Brasileira é comemorado anualmente em 22 de abril. Esta data serve para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta também conhecido como "Estatuto de Igualdade", assinado em 22 de abril de 2000. A data é extremamente simbólica, pois foi o ano que marcou os 500 anos da chegada dos primeiros portugueses em território nacional.

Dia 26 de abril assinala a Celebração da Primeira Missa no Brasil. Celebrada por Frei Henrique de Coimbra, no ano de 1.500, um domingo de Páscoa, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. A Primeira Missa no Brasil foi um marco para a História do Brasil, pois ela foi escrita por Pero Vaz de Caminha, ao rei de Portugal, dando conta da chegada da armada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Participaram da missa, os portugueses que faziam parte da expedição, na maioria marinheiros, inclusive Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha, o escrivão da carta documento do descobrimento do Brasil para Portugal. Aparentemente alguns indígenas acompanharam pacificamente a missa católica,  parecendo copiar os movimentos feitos pelos portugueses, como o de se sentar. Este fato, fez com que Caminha concluísse que a futura conversão dos nativos ao catolicismo seria uma missão fácil e tranquila.

Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro, em 26 de abril. O dia é ainda marcado como feriado, em Portugal, no município de Belmonte, terra natal de Cabral.  cruz usada na missa está exposta no Tesouro-Museu da Sé de Braga, tendo sido usada na missa de inauguração da cidade de Brasília.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


coopercocal
Cooperaliança