• Antonio Gavazzoni, secretário de Estado da Fazenda e doutor em Direito Público

O melhor possível

13 Abr, 2017 14:41:44 - Artigo

Florianópolis (SC)

Perdi as contas de quantas vezes ouvi expressões como “sempre foi assim”, “em time que está ganhando não se mexe” ou “isso não dá pra fazer”.  Graças a Deus, não sou comodista e, ao longo desses dez anos na administração pública, encontrei pelo caminho muita gente disposta a mudar, fazer e acontecer.   

Não vou dizer aqui que não há limitações, mas quase sempre é possível melhorar. O mínimo que nos cabe é tentar. Se não for o melhor do mundo, que seja o melhor possível. Não faltam boas iniciativas e é necessário reconhecê-las.

Um bom exemplo é o Portal da Transparência do Poder Executivo de Santa Catarina, que chegou a ser o segundo melhor do País. Mas por que não ser o melhor? Graças a uma equipe obstinada, o ambiente virtual sofreu melhorias radicais, atendendo de maneira direta o cidadão.

O mesmo acontece com o balanço do Estado, um documento obrigatório que, se fosse somente seguir o que manda a lei, seria um longo e enfadonho relatório. A cada ano o material é aprimorado e humanizado, ficando ao alcance do entendimento de muito mais pessoas.

Outro case é a nossa dívida pública: nunca esteve entre as maiores. Mas foi graças ao empenho da equipe catarinense que se encontrou uma discrepância que acabou beneficiando todos os Estados. E assim ocorreu também com a Reforma da Previdência. Os especialistas estudaram, calcularam e acabamos colocando em prática uma reforma que já dá resultados e é modelo nacional.

Nossa fiscalização tributária já é uma das mais inovadoras do Brasil, com grupos especialistas que monitoram cada segmento e apostam mais em orientação que em punição. E para que o foco não fique só na receita, temos iniciativas pioneiras no controle da despesa, como o projeto Auditoria Cidadã, em que são verificados presencialmente os serviços prestados pelo próprio Governo.

Esses são alguns exemplos do muito que vem sendo feito em termos de quebra de paradigmas. Tudo isso acontece e garante ao Estado um status diferenciado em comparação aos outros porque, por trás de sistemas de ponta, estão pessoas que não se contentam com o ordinário e têm perfeita noção de que o cliente do governo é o contribuinte. Ao líder de uma organização como a Secretaria de Estado da Fazenda, cabe o papel de motivar, abrir caminhos e, especialmente, não atrapalhar.

Talvez nem sempre consigamos atingir aquilo que num primeiro momento foi imaginado. Mas como disse Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook e autora do livro Faça Acontecer: feito é melhor que perfeito.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE