• O fenômeno ‘atacarejo’: palestra aponta mudanças no mercado brasileiro

O fenômeno ‘atacarejo’: palestra aponta mudanças no mercado brasileiro

10 Nov, 2017 09:49:36 - Educação

Santa Catarina

Contribuindo para a formação de estudantes, professores, profissionais e empresários da região, os cursos de Administração, Marketing e Processos Gerenciais ofereceram, gratuitamente, nesta quarta-feira, 8/11, a palestra ‘Mudanças do Mercado Brasileiro – Família não é tudo igual’. Ministrada por Wagner Picolli, a apresentação trouxe uma pesquisa de âmbito nacional sobre comportamento do consumidor, famílias e indivíduos, face ao momento atual do mercado.

Na apresentação, o executivo da Nielsen, empresa que faz pesquisa de mercados em mais de 100 países, mostrou resultados dos estudos feitos pelo Brasil inteiro. “Este momento aproxima os estudantes do mercado, daquilo que se está praticando de mais atual. E muito mais importante das pesquisas realizadas, atualíssimas e que permitem a visão completa do mercado, do varejo”, ressalta o professor José Roberto Sampaio.

Agrupadas por nível sócio-econômico, as informações trazidas delineiam a sobrevivência das famílias à situação econômica atual do país. Neste sentido, o olhar para os agrupamentos familiares permite que se perceba a expectativa de cada segmento para o futuro do país, qual o enfrentamento adotado para a situação, e de que modo se reflete na organização das compras. “Neste cenário há as famílias que, de fato, sobrevivem, as que gastam mais do que ganham, e as equilibradas que gastam menos que ganham”, aponta o executivo.

De um modo geral, a pesquisa identificou que os consumidores no país são multicanais, compram na conveniência, no mercado de bairro, no supermercado, e compra também no ‘atacarejo’, identificado como um fenômeno de crescimento em virtude da crise. “O ‘atacarejo’ já existia antes, mas a crise o ajudou. Ele foi se comparando mais com um autosserviço, um sortimento mais elaborado para o consumidor, e claro, o consumidor quer levar ais produto para casa e pagar menos”, conclui o palestrante.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE