• O ecstasy que derruba e o álcool no trânsito

O ecstasy que derruba e o álcool no trânsito

06 Set, 2017 15:44:57 - Saúde

Criciúma (SC)

Mariana* foi convidada pelo amigo Paulo* para uma festa. Era em um sítio, em Criciúma mesmo. Lugar afastado do Centro. “É balada legal, vai o dia todo”. Foram. Paulo estava ligado no que encontraria. “Toma essa bala aí”. Intimada, Mariana encarou, já com uns goles na cabeça. “O mundo girou, as cores pipocaram, o chão e o céu se misturaram”. Desta sensação para uma intoxicação grave, o passo foi mínimo. Mariana acabava de ser apresentada ao ecstasy. Em um fim de semana, ela foi um dos trinta casos atendidos pela ambulância contratada por uma festa rave na cidade. E isso contado por uma enfermeira responsável pelo atendimento. “Trinta casos graves, de jovens intoxicados. Isso é corriqueiro”, atesta o psicólogo Manoel Rozeng. Esta menina tem 18 anos, e desenvolveu síndrome do pânico por conta do uso do ecstasy.

Além dos transtornos psicológicos, há os déficits de atenção, que se desenvolvem rapidamente entre os usuários, e servem de alerta para os pais. “No CAPS, percebemos a dificuldade de conversar com quem está viciado. Eles não entendem nem formam frases simples. Desenvolvem uma deficiência cognitiva extremamente alta”, observa Rozeng.

O trânsito e o rádio

Não são poucas as vítimas de acidentes de trânsito em Criciúma alcoolizadas ou sob efeito de drogas. O dado é de 2010, com base nos exames toxicológicos produzidos para constatar causa mortis, mas se torna não apenas atual, mas crescente. 

“Pelo menos 36% estavam com teor alcoólico bem acima do seguro, e 4% haviam consumido cocaína, maconha e outras drogas”, apura Rozeng, em uma das tantas pesquisas utilizadas para embasar um projeto social que ele e amigos mantém há 19 anos: o programa de rádio “Drogas, não feche os olhos”, que começou em 1997, na Rádio Difusora de Içara, e em 2001 migrou para a Rádio Eldorado, onde é apresentado até hoje. Trata-se de um ponto de encontro para aconselhamento, mensagens e alerta. E para os pais aflitos com seus filhos nas drogas? “Prudência, apoio de quem entende e uma boa leitura para orientar”, cita, sugerindo “Anjos caídos”, de Içami Tiba. O “Drogas, não feche os olhos” vai ao ar na Eldorado aos domingos, às 21 horas.

TEXTO/ENGEPLUS
FOTO/GUILHERME HAHN

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE