• O Direito ao Brincar é celebrado com oficinas e brincadeiras

O Direito ao Brincar é celebrado com oficinas e brincadeiras

14 Jun, 2017 16:49:39 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)


O Brincar é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8069/90. Em Florianópolis, o Centro Educacional Marista Lucia Mayvorne realizará no dia 16 de junho, das 8h às 17h, diversas brincadeiras como caça ao tesouro, carrinho, bola de gude, queimada, dança da cadeira, vôlei de lençol e confecção de brinquedos com as crianças e famílias da comunidade do Maciço Morro da Cruz.

 

A coordenadora educacional Fráya da Cunha, explica que o tema deste ano é: Dia do Brincar com os Elementos da Natureza. “As brincadeiras foram planejadas a partir de uma escuta com os educandos e educandas sobre brincadeiras que estivessem relacionadas aos elementos ar, água, fogo e terra”, conta. Para comemorar esse direito tão importante para as crianças, a Rede Marista de Solidariedade lança um novo site (vamosbrincar.org.br) para que todos tenham acesso a informações sobre os projetos desenvolvidos pela Rede e brincadeiras, de forma mais moderna e de fácil navegação. Além disso, durante a Semana Mundial do Brincar, as unidades da Rede Marista de Solidariedade realizam no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo diversas atividades que visam o resgate do direito da criança ao brincar.

 

A Rede Marista de Solidariedade acredita que cada criança é única e tem o seu jeito especial de brincar. Reconhece a criança como um sujeito de direitos, e compreende o brincar como uma importante e privilegiada forma de expressão para a socialização, o convívio familiar, o desenvolvimento integral e a expressão de valores culturais. Segundo Viviane Silva, gerente educacional da Rede Marista de Solidariedade, o site “Vamos Brincar” foi criado com o objetivo de garantir mais tempo e mais espaço para o livre brincar no dia a dia das crianças. “Oferecemos um canal para que crianças e seus familiares, professores e educadores possam registrar e encontrar, a partir de relatos, fotos e vídeos, as mais variadas brincadeiras que aprenderam ou inventaram com muita imaginação e criatividade”, finaliza.

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade


A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal