O amanhecer de 2019

07 Jan, 2019 14:14:24 - Artigo

Como diz o poema de Erico Veríssimo. “Entardecer: luzes que se acendem, esperanças que se apagam. Amanhecer: luzes que se apagam, esperanças que se acendem”. Entardece 2018 e amanhece 2019. Temos novos governos, federal e estadual.  Temos esperança que mude, que possamos avançar no resgate de um quarto de nossa população que está na miséria. Que o Brasil cresça, pois só com desenvolvimento sustentável iremos conseguir reduzir as desigualdades. Esperamos políticas pró desenvolvimento e emprego, facilitando os negócios, reduzindo os entraves burocráticos e a intromissão do Estado, focando em políticas públicas de melhoria da educação, inovação e saúde.

Na área de energia, esperamos que o Governo Federal, olhe todas as formas de energia de uma forma igualitária, remova óbices e assimetrias que venham a prejudicar fontes como o carvão mineral, que é um forte indutor de emprego e renda e desenvolvimento regional. Promova políticas públicas que fomentem os negócios, dando previsibilidade de longo prazo, demonstrando que não tem estigma por nenhuma fonte e que os investidores terão clareza no marco legal. Temos a certeza que poderemos viabilizar o Programa de Modernização do Parque Termelétrico a Carvão Mineral, que poderá trazer cinco bilhões de dólares de investimento em nove anos, para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No âmbito do governo estadual de Santa Catarina, esperamos que seja implementada uma política pública, que a exemplo do Rio Grande do Sul, possa induzir os investimentos na cadeia econômica do carvão mineral, visando a sua manutenção e crescimento. O apoio a inovação tecnológica na área do carvão como vem sendo feito desde 2007, com a Lei Estadual do uso dos recursos da Compensação Financeira da Extração Mineral (CFEM), deve seguir seu rumo de sucesso com mais de R$ 9 milhões já aplicados na criação do Centro Tecnológico de Carvão Limpo da SATC, hoje referência internacional em projetos P&D em baixo carbono. 

Os nomes dos ministros e secretários de Estado de Santa Catarina, demonstram uma feliz escolha do presidente Bolsonaro e do governador Moisés, alinhados com as ideias de desenvolvimento e promoção social.

Esperamos que 2019 seja o ano reconhecido como aquele que atendeu a esperança de milhões de brasileiros e catarinenses que votaram para atender os seus anseios de ter um novo amanhecer.

Fernando Luiz Zancan
Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM)

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal