Números de homicídios e latrocínios caem em Santa Catarina

19 Mar, 2018 22:20:36 - Brasil

Florianópolis (SC)

As intensas operações policiais realizadas este ano, desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina, geraram resultados positivos rápidos. Um balanço apresentado ao governador Eduardo Pinho Moreira nesta segunda-feira, 19, pelo secretário Alceu de Oliveira Pinto Júnior e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, mostra que, de 1º de janeiro até 19 de março deste ano, o número de ocorrências policiais caiu 30,9% em relação ao mesmo período de 2017. Também houve redução de homicídios ( -21,6%) e latrocínios, que são os roubos seguidos de morte ( -46,2%).

Durante a reunião de trabalho, que teve a participação também do secretário da Fazenda, Paulo Eli, o governador autorizou a aquisição de 259 novas viaturas para as polícias Militar e Civil. “Com muita rapidez, queremos colocar na rua novos veículos para uso da Segurança Pública, dando sequência ao trabalho que tem apresentado resultados importantes como a diminuição do índice de criminalidade. Isso é fruto das ações das nossas polícias, que devem ser reconhecidas pelo seu grande trabalho”, destaca o governador.

Inteligência

O secretário Alceu de Oliveira Pinto Júnior explicou que a redução do índice de criminalidade é reflexo do conjunto de ações realizadas pela Polícia Civil e Polícia Militar, com o apoio dos setores de inteligência das duas corporações e da Secretaria de Segurança Pública. “As análises tem indicado estratégias bem sucedidas para enfraquecer as organizações criminosas e, com isso, fazer cair a criminalidade. É um trabalho de investigação e de inteligência muito grande”, explica Alceu.

O comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, relatou o que foi apresentado: “Fizemos um detalhamento de como está ocorrendo a redução dos índices de diversos tipos de crimes, principalmente na comparação com o mesmo período dos anos anteriores”. Em relação às novas viaturas, Araújo Gomes informa que elas serão distribuídas de acordo com critérios técnicos, que levam em consideração locais com maior frequência de crimes, gravidade dos mesmos, e localizações estratégicas para mobilizações rápidas e atendimento ao maior número de pessoas, entre outros critérios. A licitação já foi autorizada, e os recursos para aquisição serão do Governo do Estado, por meio do Pacto pela Segurança.

Polícia Civil - Operação Bravo Zulu

Cumpriu 15 dos 16 mandados prisão expedidos pela Justiça, no Sul do Estado .Também foram cumpridos outros 18 mandados de busca e apreensão e localizados R$ 18 mil em dinheiro. A Operação Bravo Zulu contou com 40 policiais federais, 30 policiais civis e 20 policiais militares.

Polícia Civil – Operação Norte Seguro

Cumprimento de 41 mandados de busca e apreensão e 55 mandados de prisão temporária. A Operação Norte Seguro envolveu cerca de 230 policiais civis catarinenses e ocorreu nos municípios de Florianópolis, Joinville e Navegantes.

Polícia Civil – Operação Impunidade Zero

84 pessoas foram presas em quatro Delegacias Regionais de Polícia. Na Delegacia Regional de Tubarão foram 35 presos; na de Balneário Camboriú foram 32 prisões, na de Brusque foram 13 prisões e na de Jaraguá foram 4 prisões.

Polícia Civil – Operações na região Continental e Norte da Ilha de Florianópolis

12 pessoas conduzidas à Central de Investigação do Continente (CIC), além da apreensão de armas, drogas, munições e uma quantia em dinheiro.

Polícia Militar – Operação Ferrolho

Com apoio PM do Paraná, Brigada Militar do Rio Grande do Sul e das polícias rodoviárias Federal e Estadual destes estados. Ação realizada em 250 pontos estratégicos de Santa Catarina, incluindo as divisas com o estados vizinhos, aeroportos e estações rodoviárias. Objetivo de fiscalizar e inibir a entrada de armas, drogas e indivíduos procurados pela Justiça.

Polícia Civil – Operação Morro Seguro

Cerca de 200 policiais civis percorreram o Morro do Caju, na região do Bairro Saco Grande, em Florianópolis, para dar cumprimento a mandados de busca e a 15 mandados de prisão de integrantes de organizações criminosas.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE