• Novos vereadores mirins serão conhecidos nesta semana

Novos vereadores mirins serão conhecidos nesta semana

06 Nov, 2018 16:08:13 - Variedades

Criciúma (SC)

Nesta sexta-feira (9/11) serão conhecidos os 17 novos vereadores mirins da Câmara de Criciúma. A votação para a 5ª edição do projeto ocorre nos dias 7, 8 e 9, e a apuração, no último dia das votações. Serão 14 instituições, envolvendo 54 candidatos e, aproximadamente, quatro mil eleitores dispostos para votação em 25 urnas, que serão instaladas nas instituições de ensino participantes. O Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC) é quem ficará responsável pela apuração dos votos.

 A vereadora Geovana Benedet Zanette (PSDB), responsável pelo projeto, mencionou que o objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. “Eles aprendem na prática como funciona a Câmara Municipal, vivenciam como se desenvolvem as relações entre o Poder Público e a comunidade e podem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade”, afirmou a parlamentar.

Eleitos e diplomados, o programa será composto por 17 Vereadores Mirins que poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. Será assegurada a reserva de uma cadeira de cada sessão legislativa para alunos especiais.

Para a vereadora mirim, Marília Gabriela, que deixa o mandato em dezembro, o projeto permite adquirir muita experiência e conhecimento. “Vir para cá, me ensinou muita coisa. Aprendi, principalmente, como funciona cada Sessão, e um dos dias mais legais foi à apresentação do meu requerimento pedindo o ginásio coberto para a minha escola”, afirmou a parlamentar mirim.

Para o vereador mirim Diógenes Rafael Gomes, as Moções de Aplauso são momentos muito especiais. “Além de ter aprendido sobre os Três Poderes, os momentos mais legais foram às entregas de Moções, por exemplo, onde homenageamos a minha escola pelos 25 anos de trajetória”, completou o mirim.

Conforme o presidente do Legislativo, Julio Colombo (PSB), muito além de atender as reivindicações, o projeto forma grandes líderes. “O princípio básico da Câmara Mirim é justamente isso, formar lideranças, fazer com que eles aprendam a ter diálogo com todas as autoridades”, pontuou o presidente.

Uma vez ao mês os alunos fazem o papel de legisladores mirins, sendo que cada Sessão Ordinária tem a duração de até duas horas e é composta de três partes: Expediente, Horário Político e Grande Expediente. 

O projeto Câmara Mirim é destinado aos alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Com o objetivo de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e as instituições de ensino, a ideia é ensinar as crianças sobre o papel do vereador na sociedade.

As votações irão acontecer das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00. Na sexta-feira (9) a apuração dos votos inicia às 18h00 e será transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara (www.facebook.com/camaracriciuma). Os vereadores eleitos tomam posse em fevereiro de 2019.

Confira o dia de votação em cada escola:                     

Quarta-feira (07/11):

E.M.E.I.E.F Antonio Minotto

E.M.E.I.E.F Pascoal Meller

E.M.E.F Prof. Francisco Skrabski

E.M.E.I.E.F Pe. Paulo Petruzzellis (Bairro da Juventude)

Quinta-feira (08/11)

Colégio Unesc

E.E.B Irmã Edviges

E.M.E.I.E.F Augusto Pavei

Satc

Colégio Soletrando

Sexta-feira (09/11)

Colégio Rogacionista Pio XII

E.M.E.F Erico Nonnenmacher

E.M.E.I.E.F José Contim Portella

E.E.B Rubens Arruda Ramos

Sesi Escola.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança