• Novo grupo de alunos estrangeiros está em aula na capital

Novo grupo de alunos estrangeiros está em aula na capital

24 Fev, 2017 17:29:10 - Educação

Tubarão (SC)


Diferentes projetos de vida trouxeram o novo grupo de estudantes estrangeiros para a Unisul. Eles vieram do Japão, da Inglaterra, das Américas e de outros países para estudar a língua portuguesa na Unisul. O curso intensivo de cinco semanas explora a língua portuguesa e o contexto cultural do Brasil. O Centro Internacional da Unisul tem sede no centro da capital e recebe ligações de todos os continentes diariamente. Estudantes universitários, profissionais das mais variadas áreas, professores, entre outros prospectos perguntam sobre a região e a universidade. “É inestimável o  valor do encontro de jovens de diferentes nacionalidades, o diálogo que se estabelece entre a Unisul e universidades do mundo inteiro durante esses cursos”, contextualiza a professora Amaline Mussi, da Coordenação do Centro Internacional, que ministra  atividades acadêmicas no curso.


Além dos cursos intensivos de língua portuguesa e cultura brasileira, a Unisul recebe alunos estrangeiros para outras modalidades de intercâmbio. Na recepção dos alunos desta edição do intensivo de fevereiro, o professor Guilherme Goedert, da  Assessoria Administrativa no Centro Internacional, deu as boas vindas e falou sobre o dia a dia em Florianópolis e na universidade. “As razões que trouxeram nossos novos alunos ao Brasil / Florianópolis / Unisul  são ditadas pelo projeto de vida de cada um”, afirma Goedert.


Para o funcionário do Consulado do Japão no Brasil, Takuya Okumura, o objetivo de estudar na Unisul é aprimorar seu português para avançar na carreira diplomática. “Sou formado em Letras pela Universidade de Osaka”, comenta. Também do Japão, Kie Murai é formada pela Universidade de Waseda. “Fui enviada pela minha empresa para estudar Português, com vista à área de mercados da América Latina e outros países de língua portuguesa, onde pretendo trabalhar”, projeta. Já o argentino Maximiliano Zaffuto é formado em Comércio Exterior pela Universidade de Salvador. “Sou muito ligado ao mar e gosto de esportes aquáticos. Meu objetivo é montar uma empresa de importação e venda de artigos esportivos. Para isso o domínio da língua portuguesa é fundamental”, comenta.


O ramo de traduções é o foco da inglesa Catherine Jones, que estuda Letras Espanhol e Português na Universidade de Manchester. Outra aluna do grupo é a norte-americana Greta Marie Shock. Ela veio através da parceira de 10 anos, e de colaboração mútua, da Unisul com a International Studies Abroad (ISA), que tem matriz nos Estados Unidos. A aluna estuda Antropologia pela Universidade de Colorado, Boulder. “Tenho muito interesse em conhecer novas culturas e idiomas. Já viajei por diversos países, como Canadá, México e África do Sul. Também residi por um ano em São Paulo”, revela. Greta continuará seus estudos na Unisul, no próximo curso intensivo de março a julho. A professora Amaline Mussi explica que o objetivo maior do Centro Internacional da Unisul é a integração multicultural. “Alunos de períodos anteriores virão encontrá-los e é assim. Novos rostos chegando e compondo com grupos de alunos veteranos”, comemora.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

FOTO: DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança