Novo diretor da EJESC fala sobre projetos da Escola para 2018

27 Abr, 2018 16:57:50 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

No dia 23 de março, assumiu como novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina o juiz de direito Antônio Zoldan da Veiga. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, o magistrado atualmente é titular da Vara de Execuções Fiscais Municipais e Estaduais da Comarca da Capital e compõe o Pleno do TRE-SC desde julho de 2017.

Neste ano de gestão à frente da EJESC, o juiz pretende aprimorar os projetos “Mulheres na Política” e “Qualifica”, investir nas capacitações para magistrados e executar o plano de capacitação para as Eleições 2018, voltado para os servidores.

Confira a entrevista com o juiz:

1 - Quais os projetos e expectativas para esse ano à frente da EJESC?

Um projeto que precisa ser melhorado é atingir os magistrados. Há um curso academicamente voltado para a prática, para fazer com que o magistrado tenha um contato direto com a matéria eleitoral. Nós, magistrados, passamos pela Justiça Eleitoral por um período curto de tempo, dois anos, então, precisamos ser atualizados, porque a legislação muda muito. Uma das ações que eu quero implantar é o aperfeiçoamento do magistrado, que pode se dar de forma presencial ou em EaD. Esse é um dos grandes objetivos, que vamos começar a formatar agora para ser implementado futuramente.

2 - Quais ações da Escola podem ser ampliadas?

As ações que podem ser mantidas e que devem evoluir com o tempo são os dois grandes projetos que existem, o “Mulheres na política” e o “Qualifica”. São dois projetos importantíssimos que precisam continuar, progredir e caminhar a cada ano, porque eles se sustentam sozinhos.

3 - Qual papel a EJESC deve ter neste ano eleitoral?

A Escola já está participando desse processo. Há o plano de capacitação para todos os servidores. Nele, estão contidas todas as fases que vão ser necessárias para o processo eleitoral, vários treinamentos em EaD e presenciais para capacitar o nosso servidor para essa eleição. Para cada eleição, a legislação muda, então precisamos estar atentos tanto à interpretação que o Tribunal possa dar a essa legislação e também destacar para os servidores o que mudou.

4 - Há algum destaque do Plano de Trabalho a ser desenvolvido no próximo ano?  

Estamos formatando o Plano Anual de Trabalho. A Escola tem que estar aberta a demandas que apareçam incidentalmente. Eu sempre digo assim: não precisa ser o novo; o novo é importante, mas precisamos aperfeiçoar o que já se tem de bom, como é o caso do “Qualifica” e do “Mulheres na política”. Fizemos agora um projeto que é a conscientização política do eleitor jovem, que tem o voto facultativo. Nesse projeto, já foram visitadas algumas escolas. Está tendo um resultado bom. O auge da nossa atividade é, evidentemente, o ano de eleição, mas, quando a eleição acaba, nós precisamos continuar o trabalho para fortalecer e nos preparar para a próxima.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE