• Novembro Azul: Oficina de culinária para diabéticos na Unesc

    Encontro ocorreu nesta terça-feira

Novembro Azul: Oficina de culinária para diabéticos na Unesc

08 Nov, 2016 17:50:26 - Saúde

Criciúma (SC)

Bolo de aveia sem farinha, panqueca light com pasta de berinjela, torta de legumes e suco de limão com couve fez parte do cardápio que os participantes do Programa de Autocontrole Glicêmico desenvolvido nas Clínicas Integradas da Unesc degustaram nesta terça-feira (8/11). O grupo participou da Oficina de Culinária realizada no Laboratório de Técnicas Dietéticas da Universidade, e aprendeu como preparar pratos saborosos que não interfiram no índice glicêmico.

A ação desenvolvida pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) faz parte das atividades do Novembro Azul na Unesc. O Programa de Autocontrole Glicêmico, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Criciúma atende 1.700 pessoas do município. Segundo a enfermeira deste programa, Liliana Dimer, a intenção da oficina é mostrar que as pessoas com diabetes não precisam abrir mais do sabor em sua alimentação. “Hoje a oferta e o acesso aos produtos para diabéticos é bem maior”.

Na plateia do encontro desta terça-feira, a estudante Vitória Menezes, 17 anos, de Criciúma, estava atenda a todos os detalhes. Diagnosticada com diabetes aos 9 anos, Vitória aprendeu a conviver com a doença e tomou gosto pela culinária. “Minhas duas irmãs também têm diabetes e acabo cozinhando para nós. Gosto mais de doces e estou aprendendo receitas para fazer em casa”, comenta. 

Na oficina também estava a decoradora Sandra Goulart Severo, de Criciúma, mãe de Manuela, 21 anos, que descobriu há três o diabetes. “Não foi fácil minha filha aceitar a doença. Ela tem uma vida social muito ativa e a adaptação foi dolorosa, principalmente na questão dos doces e do uso de insulina”, conta. Para ajudar Manuela, Sandra modificou o cardápio de toda a família e nesta terça-feira, veio até a Unesc para tornar ele ainda mais atrativo. “Eu faço ela ver que na realidade a alimentação dela é a que todos deveriam ter. Por causa da doença da minha filha, toda minha família passou a comer de maneira mais saudável”.

SETOR INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE