• Novembro Azul: conscientização dos homens sobre a importância à prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: conscientização dos homens sobre a importância à prevenção do câncer de próstata

31 Out, 2018 14:23:56 - Saúde


Após o Outubro Rosa, chegamos ao Novembro Azul, mês conhecido mundialmente de conscientização à prevenção do câncer de próstata, neoplasia maligna mais comum entre os homens.  Para o Brasil estimam-se 68, 2 mil casos para 2019, risco de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“A falta de informação intimida muitos homens à prevenção e, por conseqüência, ao diagnóstico precoce. Na Cliniimagem fazemos o ultrassom de próstata via abdominal ou transretal, basicamente para avaliar tamanho da próstata; tomografia computadorizada, utilizada quando já tem um diagnóstico de câncer de próstata, para avaliar se invadiu estruturas adjacentes ou se há lindonodomegalias; biópsia de próstata guiada por ultrassonografia, normalmente solicitado quando paciente tem alto nível de PSA ou nódulo suspeito na palpação pelo toque retal.  Mas lembramos, o importante é se cuidar, procurar o médico urologista e fazer o diagnóstico precoce”, observam os médicos radiologistas Flávio Spillere Júnior, Maurício Meller Dal Toé e Roberto Schulz Filho.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a recomendação é que homens a partir de 50 anos devem iniciar a prevenção por meio de exames com periodicidade anual (toque retal, digital e dosagem sérica de PSA), salvo em casos de fatores de risco (história familiar positiva). A cura, em caso de descoberta precoce corresponde a 90%, diferente daqueles descobertos quando já há manifestação de sintomas, o que provavelmente denota doença localmente avançada. 

A fim de reduzir os índices de mortalidade, a Cliniimagem realiza ações de conscientização neste mês nas suas unidades de Criciúma, Içara, Orleans, Araranguá, Forquilhinha e Turvo.

Duas histórias de longevidade e prevenção

Flávio Spillere, 90 anos e Zeferino Dal Toé, 78,  são concunhados e amigos. Em comum possuem filhos médicos e o hábito da prevenção. “Cheguei a uma idade avançada, graças aos exames preventivos”, assegura Flávio.  Zeferino conta que sempre praticou atividades físicas, entre elas, bicicleta e caminhada, tendo um estilo de vida saudável. No entanto, aos 65 anos, durante exames médicos de rotina na Cliniimagem descobriu um câncer de próstata. “O diagnóstico precoce possibilitou o tratamento e hoje levo uma vida normal”, detalha.   

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e  que se localiza na parte baixa do abdômen. Órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Surgimento da campanha

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal