• Novas tarefas para as cidades

Novas tarefas para as cidades

08 Jun, 2018 15:18:29 - Artigo

Uma das tarefas inerentes a uma entidade de representação como a FECAM é promover o debate sobre o “ethos de vida e coletividade da urbe”, ou seja, pensar e repensar o papel dos municípios na construção de espaços de vida saudáveis, inteligentes, integradores e sensíveis para as pessoas.

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) está em fase de reposicionamento do seu papel estratégico como instituição de interesse público, responsável pelo alinhamento dos municípios catarinenses frente aos desafios. Passa a considerar fortemente os influxos de perspectiva tecnológica, as dinâmicas de inovação e, no plano corporativo, a gestão eficiente dos espaços municipais. 

A atual fase do municipalismo é de “avaliar posições, pensar mais além e fora da caixa”.  Com isso, estabelecemos nossa própria tríplice hélice operacional de atuação e alinhamento: empoderar prefeitos no seu papel estratégico, aprofundar as técnicas e metodologias de gestão eficiente e transformar cidades, reconhecendo e investindo em automação e em inteligência artificial.

Em nossa tarefa de ajuste estratégico, constatamos que os municípios já estão fortemente inseridos na dinâmica da inovação: cerca de 100 boas práticas colhidas dentre a rede municipalista demonstram que os municípios exercem forte ação criativa e colaborativa que muda formas de administrar. São   soluções locais, caseiras e que enfrentam os problemas da gestão e administração da vida das cidades. E melhor, há um grande interesse dos municípios em entender e incorporar técnicas e soluções eficientes no dia a dia da administração. 

Em síntese, os  administradores  das  cidades,  como parte  de uma sociedade  que  se  move  para  um mundo  cada  vez  mais tecnificado e digitalizado,   bebem   do mesmo cálice  da  sociedade: o gosto e  sede  da vontade  social de  evoluir em direção  a um clima  favorável, em que pensar inteligência  e eficiência  faz  parte  da  estratégia  integradora que nos  levará a  refundar a  forma  de  administrar  e  cuidar  da base  da  vida  das  pessoas, mudando  profundamente   o jeito de viver  em  cidades.

O municipalismo catarinense assume seu papel: “Cidades para pessoas, soluções para municípios”. Com este norte, a Fecam promove o maior evento municipalista de SC, o Congresso de Prefeitos, de 11 a 14 de junho. Estimamos dividir o pensamento com mais 1.500 gestores municipais, no CentroSul em Florianópolis, além de aguardar a sociedade para conhecer propostas e ideias. Um evento aberto, gratuito e cheio de soluções tecnológicas – esse é o futuro. 

Rui Braun
Diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam)

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal