• Evento inédito discute tecnologias para consolidar o Wi-Fi como acesso primário, entre elas o novo padrão Wi-Fi 802.11ax

Nova versão do Wi-Fi vai permitir conexões de até 10 Gbps

06 Fev, 2017 17:19:30 - Tecnologia

São Paulo

Para permitirem o funcionamento em larga escala dos dispositivos na era da Internet das Coisas (IoT, em inglês), as conexões sem fio para o acesso à internet e comunicação entre devices precisam continuar evoluindo. São necessários padrões mais eficientes, com capacidade de aumentar a transmissão de dados e de conectar mais dispositivos de forma simultânea. Uma das tendências é a adoção do padrão 802.11ax, também conhecido como HEW (High-Efficiency Wireless), que está em fase final de desenvolvimento e vai permitir conexões com velocidades de até 10 Gbps. A novidade está em discussão em um evento inédito no Brasil, que acontece nesta semana em São Paulo.

Organizado por um grupo de especialistas em wireless, o Mobility Brazil Conference reúne os principais experts do mercado mundial de redes sem fio e soluções em TI. Eles vão discutir ferramentas e tecnologias para consolidar as tecnologias wireless como forma de acesso primário às redes. O encontro segue os moldes de eventos semelhantes que acontecem nos Estados Unidos e na Europa, e é o primeiro deste tipo realizado no Brasil. Entre os speakers estão engenheiros, CTOs, vice-presidentes e CEOs de organizações como Cisco, Apple, Ekahau, NSA Show, Netscout, Ixia, British Telecom, BadFi e Acceltex. 

Na pauta estão temas como os novos padrões, ferramentas de design de redes e BYOD (Bring Your Own Device, ou “traga seu equipamento”, em inglês), assim como dicas e boas práticas sobre como abolir de uma vez por todas a utilização de fios em dispositivos pessoais. A ideia é que, com uma rede bem desenhada e utilizando os melhores padrões, as empresas e instituições se sintam confortáveis o suficiente para ir, pouco a pouco, substituindo os cabos de rede por conexões wireless. Os keynotes vão tratar de soluções que podem ser aplicadas por grandes empresas, bancos, setor público e pelos usuários finais, abordando detalhes que geralmente são falados de forma superficial. 

Dentre as empresas apoiadoras e que participarão do evento está a Teltec Solutions, especializada no fornecimento de redes wireless de alta performance. O analista de soluções da corporação e um dos organizadores do Mobility Brazil, Anderson Freire, diz que a partir da modernização dos padrões, “será possível construir redes ainda mais seguras e escaláveis, que garantirão a continuidade de conexões inclusive quando as pessoas saírem de casa ou do trabalho”. Ele prevê que no futuro “as pessoas vão iniciar videochamadas dentro de casa, por meio do Wi-Fi, e quando saírem do imóvel, migrarão para redes LTE/5G de forma imediata, automática e imperceptível”, sem que a qualidade da conexão caia ou seja preciso refazer a ligação.

“O grande movimento para as tecnologias de conexão sem fio é pela convergência e integração com o mundo de IoT. Hoje existem diversos padrões que usam faixas de frequências diferentes e de maneira pouco eficiente. Imaginamos que no futuro isso será integrado para permitir a sinergia entre sensores, smartphones, tablets, computadores e quaisquer outros aparelhos inteligentes, permitindo a tomada de decisões de forma rápida, integrada e eficiente”, explica Anderson.

O Mobility Brazil Conference acontece em São Paulo. Como as inscrições para a participação in loco estão esgotadas, será possível assistir aos speakers gratuitamente, pela internet.

Serviço
Mobility Brazil Conference


Quando: dias 6 e 7 de fevereiro de 2017
Onde: Centro Empresarial Nações Unidas — Av. Nações Unidas, 12901 — São Paulo
Informações: mobilitybrazil.com.br

Sobre a Teltec Solutions

A Teltec Solutions é uma integradora de soluções de tecnologia da informação e comunicação que projeta e implanta redes de dados e voz, soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança, com sede em Florianópolis (SC) e filiais em Brasília e São Paulo (SP). Conta com atuação em todo o território nacional e parcerias estratégicas de grandes players mundiais do mercado de TI, como Cisco, IBM, Microsoft, Axis, Citrix, VMware, NetApp, Amazon. Fundada em 1991, tem atualmente mais de 90 colaboradores e atua por meio de unidades de negócio em segmentos, como Governo, Educação, Saúde e Justiça


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Leitor reporter