Nova Unisul começa a funcionar no segundo semestre de 2017

09 Dez, 2016 15:14:38 - Educação

Braço do Norte (SC)

As aulas da nova unidade da Unisul em Braço do Norte iniciam no segundo semestre de 2017. O contrato da parceria que vai viabilizar a construção do centro de ensino superior foi assinado entre a instituição e a Weber Empreendimentos na tarde desta quinta-feira (8). Lideranças políticas e empresariais prestigiaram o ato realizado na sede da ACIVALE.

Com o investimento de R$ 25 milhões aportados pela parceria, a unidade terá 10 mil m² de área construída com 26 salas de aula, auditório para até 130 pessoas, lojas, escritórios, serviços aos acadêmicos e comunidade. Alguns espaços serão a céu aberto, as aulas poderão ser ministradas com auxílio de projeção. O prédio será suficiente para atender inicialmente a 2 mil alunos, mas tem capacidade para ser ampliado em mais 20 mil m². 

A nova unidade marca um novo tempo para a região de Braço do Norte e para a própria universidade, que reforça a vocação comunitária com o espaço mais amplo, exaltou o reitor Salésio Herdt. “A comunidade desta região precisa ter a compreensão do que significa esse espaço. Ao perceber a relevância desse empreendimento e chamar como “nossa universidade”, vai gerar um impacto de transformação nas famílias dos estudantes e em toda a sociedade”, disse.

As raízes em Braço do Norte de toda a família motivam a Weber neste primeiro empreendimento na cidade, expressou o diretor da empresa, Fernando Weber. A unidade universitária ficará ao lado da sede da empresa, no bairro Rio Bonito, às margens da SC-370. “Vamos levar o nosso know-how de 30 anos de mercado, o DNA do empreendedorismo e da educação para este projeto que vai deixar um legado para nossos filhos e as futuras gerações”, conta.

O presidente da ACIVALE, Roberto Michels, acredita que a vinda de um centro de ensino superior vai fortalecer a característica marcante do empreendedorismo na região e vai beneficiar as empresas. “Uma universidade vai além da formação de mão de obra qualificada. O capital intelectual do corpo docente e dos acadêmicos está ali e se for bem aproveitado por meio de parcerias ajudará a criar soluções e resolver muitos problemas do dia-a-dia das organizações”, frisa.

Às vésperas de assumir como o Executivo de Braço do Norte, o prefeito eleito Roberto Kuerten Marcelino comemorou a chegada do novo espaço da Unisul já no primeiro ano de mandato e ressaltou o impacto econômico. “A expectativa é muito boa em virtude da geração de oportunidades, de emprego, de impostos que ficarão no município e sobretudo de alunos que não precisarão se deslocar a outras cidades para fazer uma graduação”, enumerou.

O atual prefeito, Ademir de Mattos, elogiou a iniciativa empreendedora e aposta no sucesso. “Pelo ponto estratégico escolhido e a força da nossa região, não tenho dúvidas que essa estrutura vai se consolidar e crescer ainda mais. A comunidade é a grande beneficiada”, sentenciou.

Informações:

O prédio: A unidade terá 10 mil m² de área construída com 26 salas de aulas e um centro de convivência com auditório com capacidade para 130 pessoas, lojas, escritórios, serviços aos acadêmicos e comunidade, posto de saúde. Algumas salas serão a céu aberto onde as aulas poderão ser ministradas com auxílio de projeção. O espaço será suficiente para atender inicialmente a 2 mil alunos. O prédio poderá ser ampliado em mais 20 mil m². 

Localização: A nova unidade estará localizada onde atualmente é a sede da Weber Empreendimentos, na SC-370, km 165, bairro Rio Bonito. O local é considerado estratégico pela Unisul por ter fácil acesso de estudantes de municípios vizinhos e facilitar a mobilidade urbana.

Sustentabilidade: Assim como em outros empreendimentos, a Weber levará à Unisul de Braço do Norte sua visão de sustentabilidade. Este será o primeiro centro universitário do país a ter sistema de geração de energia distribuída. Através de painés fotovoltaicos, a luz solar será transformada em energia. Em quatro anos, a unidade será autosuficiente na geração de energia. Haverá também sistema de captação de água de chuva. 

Inovação e empreendedorismo: A unidade terá uma incubadora de negócios, estimulando a inovação e o empreendedorismo da região.

Início das atividades: A unidade da Unisul em Braço do Norte iniciará suas atividades no segundo semestre de 2017. A obra seerá iniciada no dia 02 de janeiro e deverá estar concluída em 30 de junho.

Cursos: As aulas dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis realizadas atualmente na Fazenda Experimental serão imediatamente transferidas para a nova unidade. A equipe da Unisul já iniciou estudos para definir os novos cursos que serão oferecidos. A intenção é realizar graduações, pós-graduações e cursos de extensão na unidade, todos ligados à atual necessidade da região e as projeções futuras.

Estrutura atual da Unisul: A Unisul mantém, desde 2003, uma fazenda experimental em Braço do Norte. No local, são realizadas aulas práticas dos cursos de Agronomia e Veterinária, além das aulas dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito. A ideia, de acordo com o Diretor do Campus Tubarão, Heitor Wensing Júnior, é concentrar na unidade atual toda a área de Agronegócio, viabilizando novas oportunidades.

Transporte de estudantes: Através da parceria, a Weber Empreendimentos também viabilizará o transporte de estudantes daqueles municípios onde as Prefeituras não disponibilizam ônibus escolar.

Weber Empreendimentos: Há 30 anos no mercado, a empresa é especialista em empreendimentos horizontais. Tem condomínios fechados e bairros planejados implantados em Criciúma, Bom Jardim da Serra, Içara, Passo de Torres. Está implantando o primeiro condomínio fechado de Tubarão. Este será seu primeiro empreendimento em Braço do Norte, cidade sede da empresa.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE