• Nova sede da Câmara Municipal: Presidente pede agilidade

Nova sede da Câmara Municipal: Presidente pede agilidade

27 Fev, 2019 09:02:06 - Política

Criciúma (SC)

O Legislativo de Criciúma, por meio do presidente Miri Dagostim (PP), encaminhou na tarde desta terça-feira (26/2) documento ao secretário adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, em Brasília, Cel. Mauro Benedito Santana Filho, solicitando agilidade no processo de cessão de uso e/ou doação do prédio onde funcionava o Ministério Público do Trabalho, local que poderá abrigar o novo prédio da Câmara. No documento, contém também fotos e matérias dos veículos de comunicação, sobre o abandono do local.

“Reitero nosso pedido tendo em vista o total abandono daquele prédio, depredado em poucos meses, que está desocupado e sem utilização. Há bem pouco tempo, questão de meses atrás, logo em seguida a saída do MPT daquele local, lembro que quando em visita para aquele prédio, ainda existia lá o sistema de alarme, que era desativado para possibilitar a entrada”, disse o presidente no documento.

Ele lembrou que, para surpresa, em visita ao estabelecimento nessa segunda-feira, a equipe do Legislativo foi surpreendida com total abandono e depredação. “O prédio está todo quebrado, as janelas em alumínio já foram arrancadas, e fios furtados”, finalizou. Para o uso do local, a Câmara aguarda a assinatura do termo da Secretaria da Capital Federal. O imóvel será cedido ao Município de Criciúma que, por meio de um termo de uso, concederá o espaço ao Poder Legislativo. A saída do prédio alugado, atual endereço do Legislativo, e mudança para o novo local trará uma economia de quase meio milhão de reais por ano.

Trabalhos no Hospital Materno infantil Santa Catarina são expostos no Legislativo

Por solicitação do vereador Paulo Ferrarezi (MDB), o secretário geral da Amrec, Acélio Casagrande, e o diretor do Hospital Materno Infantil Santa Catarina Danilo Campos Pavarine, estiveram no Legislativo para uso do espaço destinado a Tribuna Livre. Foram abordados sobre as contas, folhas de funcionários, serviços médicos, os contratos e os atendimentos. Mais de 400 partos humanizados também foram realizados no local. O número de atendimento vem crescendo, conforme as autoridades. Na ala materna, o número de atendimentos por mês é de 700 em média. Já na ala infantil é de 1,200 a 2,3 mil atendimentos por mês.

“Saúde está na UTI”

O vereador Edson do Nascimento (PP) usou a Tribuna de hoje e salientou que a saúde está na UTI. Ele exemplificou caso de uma moradora que está com problemas no útero, e ao ir à secretaria para conformar a sua documentação que já havia deixado para a realização de uma cirurgia, teve a notícia de que não havia nada. “Devemos tratar bem as pessoas. Falta gestão e análise. Queremos pavimentação, reformas em escolas, mas temos que pensar na saúde. O povo está morrendo. A saúde está na UTI”, lamentou.

O vereador pastor Jair Alexandre (PSC) reforçou que no dia 9 de abril a tribuna está reservada para a secretária de Saúde. “Temos que cobrar sim e fiscalizar os serviços”. “Assunto tão importante. Quem mais precisa é quem menos tem recurso e é o que mais sofre. Precisamos sim tomar atitude mais rápida em relação a isso”, disse o vereador Tita Beloli (MDB). O exame de colonoscopia foi abordado pelo vereador Paulo Ferrarezi (MDB) e um morador aguarda a mais de dois anos na fila para o exame. “Será que o Município não tem verba para investir nesses exames. Temos que agir, senão não vai mudar”, acrescentou.

“Problema de gestão é tão sério que desafio pessoas a entender a sistemática do  SUS
”, comentou o vereador Julio Colombo (PSB).

Vereador solicita informações sobre precatórios do Município

Na Sessão desta segunda-feira (26/2), o vereador Ademir Honorato (MDB), apresentou requerimento solicitando ao Município informações referentes aos valores restituídos e recebidos de janeiro de 2017 a dezembro de 2018 com relação aos precatórios. O parlamentar questiona ainda em qual conta bancária, número e agência, foram depositados os recursos e qual a origem dos mesmos. Caso estejam aplicados estes recursos, o vereador questiona ainda qual o rendimento auferido nos meses de janeiro de 2017 a dezembro de 2018.

Fundação cultural é pauta de requerimento

O vereador Honorato (MDB) apresentou requerimento ao Executivo onde solicita informações a respeito da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O vereador questiona se a Fundação possui autonomia administrativa e financeira e qual o valor disponibilizado mensalmente para efetivação das ações da FCC. O parlamentar questiona ainda qual o planejamento técnico e financeiro da Fundação em 2019 relacionado à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município e quais os funcionários e técnicos contratados, direta e indiretamente, bem como suas atribuições e locais de trabalho.

Vereador questiona regulamentação de transporte por aplicativo

O vereador Julio Kaminski (PSDB) apresentou requerimento na Sessão desta terça-feira (26/2) solicitando esclarecimentos quanto à regulamentação do serviço de transporte UBER, em Criciúma. O parlamentar requer ainda a data da apresentação do respectivo projeto aos vereadores.

Vereador questiona Governo Estadual sobre melhorias em escola

Na Sessão desta terça-feira (26/02), o vereador Paulo Ferrarezi (MDB) apresentou requerimento ao governador do Estado de Santa Catarina, solicitando informações relacionadas ao projeto de infraestrutura e ao projeto elétrico da Escola de Educação Básica Irma Edviges, localizada no bairro Mina União. O vereador questiona qual o prazo para que estas melhorias sejam realizadas e ressalta que a escola precisa de melhorias na rede elétrica, para instalação de ar condicionado, devido às altas temperaturas.

Vereadora questiona cumprimento de medidas compensatórias

Na Sessão desta terça-feira (26/2), a vereador Geovana Zanette (PSDB) apresentou requerimento ao Governador do Estado, solicitando informações sobre quando serão iniciadas as obras de pavimentação das ruas nas comunidades de Espigão da Pedra, Morro Albino, São Domingos e Vila Maria, conforme projeto encaminhado para o Deinfra no ano de 2018. As obras citadas são medidas compensatórias prometidas pelo Governo durante a construção da penitenciaria que fica na comunidade. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança