• Nova captação de órgãos acontece no Hospital São José

Nova captação de órgãos acontece no Hospital São José

13 Abr, 2018 13:44:16 - Geral

Criciúma (SC)

Uma nova captação de múltiplos órgãos foi realizada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, do HSJosé.

A doadora foi um mulher, vítima de atropelamento que teve morte encefálica constatada pelo neurocirurgião Dr. André Nesi (CRM-15764/RQE8934); após a realização de todos os exames necessários.

O procedimento teve início ontem às 19h e durou cerca de três horas. 

As enfermeiras Renata Mendes e Jaqueline Corrêa Martins, conversaram com a família e informaram sobre a importância da doação de órgãos. Filhas e genros autorizaram a captação. 

Foram doados rins e fígado.

O médico captador Dr. Danton Corrêa da central de transplantes de Santa Catarina (CRM-7005/ RQE-4541) e o anestesiologista Dr. Edson Durães (CRM-16492/RQE-11496), do HSJosé, contaram com o apoio do médico residente em cirurgia, Leandro de Bitencourt, bem como da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico da Instituição.

Esta é a quarta captação realizada no HSJosé este ano.

Santa Catarina fechou o ano de 2017 com número de doadores de órgãos significativo, foram registrados somente ano passado, 282 doadores de múltiplos órgãos, o que corresponde a 40,28 doadores por milhão de população no ano (pmp), número recorde na história do Estado. Enquanto isso, no país o indicador foi de 16,6 pmp. Desta forma, S.C teria uma taxa quase três vezes maior do que a média brasileira.

Apesar da dor e do sofrimento dos familiares que perdem um ente querido, doar órgãos é um gesto de amor ao próximo.

Doar órgãos salva vidas.

Lembre-se de comunicar seus familiares sobre a importância em se tornar um doador de órgãos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal