• Notícias relacionadas a Câmara Municipal de Criciúma

Notícias relacionadas a Câmara Municipal de Criciúma

03 Nov, 2016 13:36:43 - Política

Criciúma (SC)

Conscientização no trânsito é pauta da Sessão Mirim

O Trânsito mais seguro foi o assunto principal durante a Sessão Ordinária Mirim realizada nesta terça-feira (1/11), na Câmara de Vereadores de Criciúma. O agente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), Carlos Ademir Clipes Cordeiro, participou da tribuna e falou sobre o tema.

Cordeiro ressaltou aos mirins as situações encontradas diariamente no trânsito e os cuidados necessários. Infrações relacionadas aos pedestres foram um dos pontos destacados, como o desrespeito as faixas de pedestres e as sinaleiras.

O uso do celular também foi destacado como uma das atitudes mais preocupantes e causadoras de acidentes. “É frequente visualizarmos esse tipo de atitude no trânsito”, afirmou. Ainda, segundo, o agente, a partir de hoje o uso do celular no trânsito passa a ser uma infração gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira e multa.

Os vereadores mirins subiram à tribuna e tiraram dúvidas sobre os serviços prestados pela ASTC e situações de trânsito. 

Falta de insulina é discutida na Tribuna Livre

O Diabetes foi o tema da Tribuna Livre de hoje (1/11). Fabrícia Canarim, que faz parte da Associação dos Diabéticos de Criciúma, salientou que tem três filhas diabéticas e que são dependentes de insulina. Ela ainda pediu atenção para a doença e ressaltou sobre a importância com o diabetes. 

“Uma diabete mal cuidada pode gerar muitas consequências. Pode vir à cegueira, amputação de perna, se for mal controlada, por exemplo. A insulina fornecida pelo SUS não é mais apropriada. O Estado, infelizmente, está atrasando insulinas, e há muitas ações judiciais. O diabético não pode ficar sem insulina. Muitos não sabem dos seus direitos. É bem mais caro para o Estado manter paciente no hospital, entrando com ação judicial, do que fornecer a insulina. Pedimos pela saúde dos pacientes diabéticos”, falou Fabrícia. 

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Julio Zavadil, também esteve apresente e falou sobre o problema, que já afeta desde o mês de julho. Os vereadores se colocaram à disposição, e na próxima sessão Diogo Copetti Silveira, Gerente regional de saúde será convidado para estar na Sessão, para abordar o assunto.

Vereadores aprovam projeto que institui o programa Centro de Atendimento aos Idosos

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão de hoje (1/11) o PL 52/16 de autoria do vereador Vanderlei Zilli (PMDB) que Institui no município de Criciúma o Programa Centro de Atendimento aos Idosos. A matéria teve o parecer de ilegalidade e inconstitucionalidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Com a rejeição por dez votos contra dois do parecer, o projeto foi para votação, e aprovado. Agora vai para sanção do prefeito Márcio Búrigo.

“O Brasil passa por uma drástica transição demográfica, com o aumento da expectativa de vida e a redução da taxa de fecundidade. Essa drástica redução do índice de crescimento vegetativo alterou profundamente o perfil da pirâmide etária brasileira nas últimas décadas. Assim, ao longo dessas décadas, nota-se nas pirâmides: estreitamento da base, que evidencia a queda das taxas de natalidade; houve uma sensível redução da proporção de jovens entre zero e 14 anos. Como se nota, existem muitos idosos morando sozinhos, sem aparo da família, e sem condições de pagarem assistência privada. Com o envelhecimento da população os municípios também precisam atender a essa demanda. Projetos de assistência aos idosos já existem em cidades como: Santos, Joinville, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto”, argumentou o vereador Vanderlei Zilli.

Conforme a matéria, o Centro atenderá e destinará um número de vagas para as famílias de baixa renda e idosos com vulnerabilidade econômica social a partir de 60 anos, e terá funcionamento em horário comercial, e em dois turnos quando necessário.

A AFASC, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social ficarão responsáveis pelo levantamento de necessidade de cada idoso, estudo, planejamento e locomoção caso necessário dos Centros de Atendimento aos Idosos.

Como local para a implantação piloto do Programa Centro de Atendimento aos Idosos, o Município fica autorizado a utilizar o Centro de Convivência de Terceira Idade localizado no Morro Cechinel.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança