• Nossa Senhora do Rosário de Fátima na visão de Elza Melo Fernandes

Nossa Senhora do Rosário de Fátima na visão de Elza Melo Fernandes

18 Mai, 2021 16:36:11 - Colunistas

Içara (SC)

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, em Portugal. E como toda a História tem o centro de origem, A Virgem do Rosário de Fátima teve um contexto histórico muito triste, pois eram tempos de guerra, pobreza e dores.

Em 1917, o ano da Revolução Soviética, Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto, popularmente chamados de Os Três Pastorinhos, afirmaram ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora no lugar da Cova da Iria, em Fátima, nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro, tendo, no mês de agosto desse ano, a aparição mariana ocorrido excecionalmente no dia 19 e no lugar dos Valinhos, também da freguesia de Fátima. Isso porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do concelho no anterior, no dia 13 de agosto.

Já no ano anterior, em 1916, no lugar dos Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Duas das aparições do anjo ocorreram na Loca do Cabeço nos Valinhos, e outra decorreu junto do Poço do Arneiro, na Casa de Lúcia, em  Aljustrel .

Conforme relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora do lugar onde apascentavam as ovelhas. Logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura teriam visto em cima de uma pequena  azinheira , onde agora se encontra a Capelinha das Aparições, uma Senhora mais brilhante que o sol.

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem muito e que aprendessem a ler. Em 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito aos pastorinhos: Eu sou a Senhora do Rosário e teria pedido que fizessem ali uma capela em Sua honra, conhecida hoje como a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.

Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do Sol, o qual fora prometido às três crianças nas aparições de julho e de setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, pôde fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo, depois, vir precipitar-se sobre a Terra. Tal fenómeno foi testemunhado por milhares de pessoas, até mesmo por algumas distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que para ali se deslocaram e que foram também testemunhas do fenómeno. Contudo, há testemunhos de pessoas que afirmaram nada ter visto, como é o caso do escritor António Sérgio, que esteve presente no local e testemunhou que nada se passara de extraordinário com o Sol, e do militante católico Domingos Pinto Coelho, que escreveu na imprensa que não vira nada de sobrenatural.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa Doroteia, Nossa Senhora ter-lhe-ia aparecido novamente em Espanha (a 10 de dezembro de 1925 e a 15 de fevereiro de 1926, no Convento Pontevedra , e na noite de 13 para 14 de junho de 1929, no Convento de  Tuy ), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados: rezar o terço; meditar nos mistérios do Rosário; confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria e a Consagração da Rússia ao Seu Coração Imaculado. Quando a Irmã Lúcia ingressou na clausura monástica do Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, como religiosa carmelita descalça, afirmou ter recebido ainda mais algumas revelações por parte de Nossa Senhora.

Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia narrou como, entre abril e outubro de 1916, ela e os primos receberam as aparições do anjo, por três vezes, e que visavam a prepará-los para a vinda de Nossa Senhora no ano seguinte. O Anjo da Paz ensinou aos pastorinhos duas orações, conhecidas por Orações do Anjo, que entraram na piedade popular e são utilizadas, sobretudo na adoração eucarística. E essa fé e devoção a Virgem do Rosário de Fática está muito presente em nossa cultura religiosa como um forte legado de fé.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE