• Nona edição da Mora Fest promete reunir tradição

    A festa que acontece no próximo dia 2 contará com jogo de Mora e mais de 500 kg de costela disponíveis ao públi

Nona edição da Mora Fest promete reunir tradição

22 Mar, 2017 11:22:28 - Variedades

Içara (SC)

Tradicional em famílias italianas, o jogo de Mora vai tomar conta da comunidade de Morro Bonito, em Içara, no próximo dia 2 de abril. A 9ª edição da Mora Fest acontece no Centro Comunitário da localidade e tem como objetivo valorizar a cultura italiana. As fortes batidas na mesa de madeira e as chamadas dos números em italiano em alto tom de voz serão as atrações principal do evento. O público presente ainda vai poder se deliciar com a famosa costela fogo de chão, que há nove anos move centenas de pessoas à festa.

Além de resgatar a cultura italiana na região, a comunidade de Morro Bonito, promove o encontro com o objetivo de levantar recursos para a manutenção e reforma da Igreja Católica da localidade. Neste ano, a ação conta com um diferencial: o ingresso é uma camiseta, onde cada um poderá customizar a sua, tornando o evento, que é aberto a toda comunidade, ainda mais bonito.

Conforme o responsável  pela organização do evento, Irineu Biff,  o número de camisetas é limitado, mas ainda restam algumas unidades no valor de R$ 40 reais. "Este ano é a primeira vez que realizamos a festa no domingo, nossa intenção é que mais pessoas possam participar. Contudo, o almoço será servido ao meio dia com um variado buffet e um grande costelaço. Após almoço começam os jogos. No ano passado foram servidos mais de 430 kg de carne e tivemos inúmeros jogadores de Mora", ressalta Biff.

De acordo com o coordenador da Mora na região e representante da Comunidade Veneta de Santa Catarina (COMVESC), Antônio Fachin Filho, o evento também é uma forma de divulgar os jogos de Mora na região. "Santa Catarina, atualmente, é o estado em que mais se joga Mora. Nossa região está bem representada pelos descendentes de italianos, que disputam os jogos em festas de igreja e encontros culturais. As cidades com maior número de jogadores são: Siderópolis, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da  Fumaça, Treze de Maio, Pedras Grandes, Orleans, Treviso, Criciúma, Turvo, Meleiro e Içara", relata o coordenador.


Conheça mais sobre a Mora

Segundo o coordenador da Mora na região e representante da Comunidade Veneta de Santa Catarina (COMVESC), Antônio Fachin Filho, a Mora foi um passatempo encontrado pelos prisioneiros italianos do século XVll.  Ele era praticado fortemente na região de Vêneto, porém no século XlX foi proibido devido as brigas constantes entre os jogadores. "Atualmente é praticado na Itália somente para recordar os velhos tempos. No Brasil, o jogo de Mora veio com os imigrantes e foi também muito difundida por ser um jogo de inteligência e agilidade, pois é preciso estar ligado nos movimentos das mãos e na voz dos participantes. Nossa região ainda pratica muito esse jogo, por isso a importância desses eventos, queremos disseminar e preservar a cultura", conta Fachin.

Informações e camisetas podem ser adquiridas com um dos organizadores do evento, Irineu Biff, no telefone: 48 9 9633-4872

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE