• No ciclo da vida, a água é destaque e utilizada em todos os setores

No ciclo da vida, a água é destaque e utilizada em todos os setores

22 Mar, 2019 15:29:07 - Geral

Urussanga (SC)

O fato não é invisível aos olhos. O recurso não é infinito. A consciência e as atitudes da população não mudam. Qualquer cidadão percebe o quanto a água é realmente essencial para a vida e como ela está presente no nosso dia a dia. E é nítida a ausência de planejamento, gestão e zelo em relação a este recurso natural. Mas não adianta somente ver. Será necessário sentir a falta para dar o verdadeiro valor. E talvez não demore...

Na salvaguarda estão os Comitês de Bacias Hidrográficas, órgãos colegiados responsáveis por promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos. Os beneficiados são todos os usuários que, divididos por setores, mostram de que modo e para qual finalidade usam a água. Dados levantados até o momento na bacia do Rio Urussanga, e que posteriormente serão um instrumento guia para o futuro com o Plano de Recursos Hídricos, apresentam as estimativas de demanda hídrica por setor e alertam para a importância do uso consciente nos processos produtivos. O maior consumo é feito pela população urbana, sendo 38%. Enquanto outros 22% são para a irrigação e 21% para a indústria. A mineração utiliza 7% e bem próximo está a aquicultura com 6%. A criação animal aparece com 4% criação animal enquanto a população rural representa apenas 2%.

A agricultura é a prova de uma cadeia que consome água em diversas atividades. “Na prestação de assistência técnica aos agricultores em Santa Catarina, a utilização da água está presente de várias formas como na produção de arroz irrigado, sendo na AMREC em torno de 20 mil hectares, na piscicultura com a criação de peixes em torno de 105 hectares, na irrigação por aspersão na produção de hortaliças e frutas cerca de 150 hectares, no abastecimento e dessedentação de animais, na limpeza e higienização de unidades de produção artesanal, entre outras”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Fernando Damian Preve Filho.

A preocupação com a água para os agricultores é tão relevante que, recentemente, a assistência técnica da Epagri está colaborando para um projeto de armazenamento de água em algumas propriedades de arroz. A demanda está aumentando e por este motivo a gestão eficiente dos recursos hídricos é o caminho para garantir água no futuro e para todos. Neste contexto, o papel do Comitê é promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado.

ONU ABORDA EXCLUSÃO

Ter acesso à água e ao saneamento é um direito humano reconhecido internacionalmente. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) traz dados surpreendentes sobre este fato. Mais de 2 bilhões de pessoas ainda não dispõem dos serviços mais básicos. Por isso, o último Relatório Mundial das ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos foi intitulado “Não deixar ninguém para trás”. A intenção é explorar os sinais de exclusão e investiga formas de superar as desigualdades.

PROJETOS E ATIVIDADES EDUCATIVAS

Nesta sexta-feira, Dia Mundial da Água, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga lançou novos projetos e promoveu atividades em três municípios. A iniciativa “Águas da Minha Escola” foi apresentada nas escolas municipais Jorge da Cunha Carneiro, em Criciúma, e Colégio Integração, em Morro da Fumaça. O projeto integra o programa de gestão eficiente dos recursos hídricos em espaços públicos inseridos na Bacia do Rio Urussanga.

“O objetivo do projeto é auxiliar as diferentes instituições no planejamento do uso e consumo da água, a fim de contribuir para mudanças de comportamento dos consumidores e reduzir o desperdício de água. A participação das escolas nas atividades é de suma importância para, por meio da educação e exercício da cidadania, despertar para conscientização, responsabilidade e a participação social”, explica a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della.

O Comitê também participou de atividades e ações na praça central de Urussanga prestando informações, apresentando experiências e propondo interação aos alunos por meio de desenhos, aproximando desta forma os estudantes e integrando a comunidade. A iniciativa foi realizada em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (FAMU), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Epagri, Rotary Club e escola estadual Barão do Rio Branco.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE