• No artesanato, o complemento à renda familiar

No artesanato, o complemento à renda familiar

14 Jun, 2017 14:43:26 - Geral

Criciúma (SC)

Em tempos de crise econômica e orçamento controlado para a maioria das famílias, todo dinheiro extra é bem vindo. Agora, através do Projeto Mãos Unidas, do Departamento de Inclusão Produtiva da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), as mulheres que frequentam os Clubes de Mães poderão expor os artesanatos que produzem, na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade, e aumentarem a renda familiar.

Uma das expositoras é Clenir Padilha da Silva, moradora do bairro Cristo Redentor. Depois de preparar, entre outros itens, tapetes artesanais, ela já comemorava a presença dos interessados. “Cada jogo de tapetes demora um dia inteiro para ficar pronto, pois é um trabalho totalmente manual”, explica. “Gosto muito de artesanato, pois, além de ser uma atividade agradável, ainda complementa a renda da família”, comenta, lembrando o sonho de viver apenas com o que ganha com a produção.

Apesar de toda a estrutura para a exposição ser oferecida pela Afasc, o lucro fica para cada uma das artesãs. “Elas desenvolvem um trabalho tão bonito e, mais que isso, que pode render bons valores. Por isso, através do Projeto Mãos Unidas, organizamos este espaço”, salienta a coordenadora dos Grupos de Inclusão Produtiva, Nézia João Pereira. “Durante os encontros semanais em cada bairro, nossas facilitadoras ensinam os tipos de arte e os materiais que podem ser confeccionados, porém cada uma tem uma ideia e utiliza os diferentes materiais para criar peças únicas”, destaca.

Expectativa é de grande procura

A presidente da Afasc, Adriana Salvaro, tem ótimas expectativas quando ao movimento. “Escolhemos este local por ser próximo à saída do túnel do Terminal Central, por onde passam milhares de pessoas todos os dias. Queremos proporcionar, além de conhecimento e lazer, o aumento na renda familiar e, até mesmo, a autonomia das participantes”, enaltece.

O espaço será montado todas as quartas-feiras, em frente à Casa da Cultura, que é parceira da Afasc neste projeto. As artesãs estarão no local das 9 às 18 horas e atenderão, também, durante o intervalo do almoço. Em cada uma das cinco tendas, serão expostos os trabalhos de quatro pessoas, totalizando 20 expositoras por semana.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança