• Neste feriado, melhorias na BR-101 Sul/SC serão reduzidas

Neste feriado, melhorias na BR-101 Sul/SC serão reduzidas

11 Out, 2017 15:10:45 - BR-101

Tubarão (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vai reduzir os trabalhos de melhorias na BR-101 Sul catarinense durante o feriado em celebração da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira, 12. Com o aumento na quantidade de veículos em longo curso, além da previsão de tempo instável, a autarquia suspende as atividades sobre as pistas duplicadas, para dar segurança aos motoristas e aos trabalhadores, retomando todas as frentes na sexta-feira (13). Serviços de roçada e limpeza nos sistemas de drenagem também serão executados no sábado (14).

A autarquia mantém frentes de melhorias sobre o pavimento da rodovia federal entre os municípios catarinenses de Paulo Lopes a Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. Durante o feriado, equipes de plantão vão dar assistência para eventuais problemas na plataforma da rodovia e vias laterais. Quando as equipes retornarem aos trabalhos, será preciso redobrar os cuidados ao avistar estreitamentos de faixas indicadas pela sinalização provisória: nesse espaço, há trabalhadores e equipamentos em movimentação.

Chuva para os próximos dias – A previsão do tempo para os próximos dias, disponibilizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri, Florianópolis) e pela Climaterra (Urubici) aponta chuva na região da BR-101 Sul entre Paulo Lopes a Passo de Torres.

Em dias chuvosos, a visibilidade do motorista é reduzida, seja pela ação do clima seja pela água lançada ao para-brisas pelos outros veículos. Sem a manutenção da distância de segurança, aumenta a possibilidade de colisões traseiras, em caso de redução de velocidade ou parada brusca do veículo que segue na frente. O código não apresenta metragem especifica para distanciamento entre os usuários em tráfego, porém, a recomendação é que a separação deve ser de, no mínimo, 20 metros.

Para aumentar a segurança, é recomendado aos motoristas manter os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar o veículo. Para os motociclistas, o capacete é o principal equipamento de proteção individual para os condutores de motocicleta. Durante a condução, a viseira deve permanecer fechada. Na utilização de capacetes que não possuem viseira, é obrigatório o uso de óculos fixados ao capacete para proteção dos olhos. Outro item de segurança importante no capacete é a faixa refletiva, para que o condutor seja visto à distância durante a noite.

As orientações feitas são para a garantia de uma viagem segura durante o feriado e final de semana prolongado, devendo ser seguidas durante os demais dias do ano, para evitar acidentes sobre as pistas e também nas vias laterais.  Para mais informações dos avanços de obras e trabalhos remanescentes, os usuários da BR-101 Sul têm o Serviço de Atendimento direto pelo telefone 0800 6030 101 ou pelos links úteis no site 101sul.com.br.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança