Negócios digitais e sustentabilidade: oportunidades para as pequenas empresas

03 Jul, 2018 09:41:19 - Economia

Florianópolis (SC)

A revolução digital está impactando direta e rapidamente a vida e a atitude dos consumidores em todo o planeta, alterando não só os mercados mas toda a sociedade. Cada vez mais, serviços são entregues online (jornais diários, contas a pagar), máquinas conversam entre si e dados pessoais estão na nuvem. A
Iniciativa Global de Sustentabilidade Eletrônica (GeSI) descobriu que as tecnologias digitais possuem um potencial de reverter a tendência de alto crescimento em emissões de carbono, contribuindo de forma sustentável para o crescimento econômico. É o que destaca o  relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC, voltado às pequenas empresas da economia digital que buscam produtos e serviços que privilegiam a sustentabilidade dos recursos.

Segundo o estudo da GeSI 2015, para cada tonelada métrica de CO2 emitida pelo setor de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), os usuários economizam 10 toneladas de gases de efeito estufa. A transformação do modelo físico para o virtual (no comércio, por exemplo), reduz drasticamente os recursos necessários para fornecer um produto ou serviço. Por um lado, pode eliminar empregos, mas por outro potencializa o surgimento de novos processos e modelos de negócio, criando novas possibilidade de trabalho.

A utilização da "nuvem" somada às tecnologias móveis e redes sociais pode
desmaterializar setores inteiros - como já sabem os bancos e as startups do setor financeiro, as fintechs. A impressão 3D permite fabricar produtos a partir de insumos biodegradáveis; e as plataformas de compartilhamento (mobilidade, hospedagem etc.) criam oportunidades de negócio para empreendedores e consumidores compartilhar, trocar ou emprestar produtos ociosos - uma redução de recursos que impacta diretamente na questão ambiental e sustentável.

Soluções inteligentes para diversos negócios

As transformações tecnológicas podem movimentar mais de US$ 11 trilhões/ano na economia global, especialmente com a redução de custos, aumentando a eficiência energética e reduzindo desperdício. Além disso, a inovação e o compartilhamento de inteligência e serviços podem gerar um forte impacto nas relações sociais: estima-se que as tecnologias de informação e comunicação conectem 2,5 bilhões de pessoas até 2030, fornecendo acesso à saúde digital (e-saúde) a 1,6 bilhão de habitantes e beneficiando 500 milhões de participantes de cursos de educação digital (e-learning).

O que oferecer?

Mobilidade: Controle de tráfego e otimização de rotas; Transporte particular conectado; Logística inteligente;

- Eficiência energética: Smart grid; Construção de prédios inteligentes; Sistemas que otimizam recursos em fábricas (impressão 3D) e agricultura (sensores integrando hardware e software);

- Serviços digitais: e-learning (educação), e-health (plataformas para gerenciamento de saúde), e-commerce, e-work.

Exemplos digitais e sustentáveis

O
Andela é um projeto social com sede nos EUA e que usa a tecnologia para ajudar a formar desenvolvedores de softwares na Nigéria. A partir de um programa que dura quatro anos, os alunos recebem treinamento remoto em codificação básica e, em seguida, eles dividem o tempo entre trabalhos escolares e projetos reais para empresas de TI que precisam de talentos - como a Microsoft, que é cliente da Andela.

Na cidade de Nairóbi, capital do Quênia, a
Eneza Education cria conteúdos acessíveis para crianças e adultos de baixa renda em áreas rurais que podem ser acessados em aparelhos celulares simples e baratos. Com mais de 3 milhões de usuários, é a única plataforma de aprendizagem móvel da África com este perfil.

A empresa norte-americana
WISErg utiliza a tecnologia para fechar o ciclo de desperdício de alimentos, o que impacta de 30% a 40% do total que é produzido. Ela aproveita uma rede de supermercados e restaurantes, coleta resíduos de origem alimentar e analisa e colhe informações sobre estas sobras, que depois são trituradas e dão origem a um fertilizante líquido rico em nutrientes.

Para quem se interessou em desenvolver negócios digitais com foco em sustentabilidade, o SIS Sebrae recomenda:

A
Sustainable Brands oferece notícias, opinião de líderes, transmissão de eventos e grupos de aprendizado para ajudar a comunidade global de profissionais de marketing, design e empreendedorismo social para descobrir e desenvolver negócios sustentáveis;

- O
Social Good Brasil (SGB) é uma organização que inspira, conecta e apoia indivíduos e organizações para o uso de tecnologias, novas mídias e comportamento inovador para resolver problemas comuns da sociedade. Você pode participar dos cursos presenciais e online, concursos e seminários;

- A
Global e-Sustainability Iniciative (GeSI) reúne as principais empresas do setor de TIC do mundo, incluindo provedores de serviços de telecom, associações industriais e ONGs. Comprometida em alcançar objetivos sustentáveis por meio de tecnologias inovadoras, a GeSI promove ações eficazes para gerenciar os riscos associados às TICs e potencializar a economia de baixa emissão de carbono;

Para acompanhar tendências, movimentações, estudos, casos de sucesso e eventos sobre sustentabilidade, acesse o
Sistema de Inteligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae/SC, e o Centro Sebrae de Sustentabilidade. No portal do SIS, o empreendedor também conta com materiais direcionados ao setor de Economia Digital. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE