• Negociação do setor plástico diverge em dados estatísticos

Negociação do setor plástico diverge em dados estatísticos

05 Abr, 2017 18:41:08 - Geral

Criciúma (SC)


Trabalhadores e patrões das empresas da indústria de plásticos flexíveis (na maioria produzindo embalagens) começaram nesta tarde a negociar a convenção coletiva da categoria, que envolve mais de 4,2 mil trabalhadores em quase 100 empresas. A data base do setor é 1º de abril.


“Foi uma rodada de negociações para abrir  os debates, não podemos ainda discutir índices financeiros já que o INPC deve ser divulgado até o final de semana pelo IBGE, mas agendamos uma nova rodada para segunda-feira, dia 10, em nosso sindicato com os representantes da classe patronal”, explicou o presidente do Sindicato dos trabalhadores, Carlos de Cordes,  o Dé.


O encontro desta tarde foi marcado pelas queixas patronais da crise econômica do país e em levantamento feito pelos órgãos de representação da indústria, dando conta do fechamento de 386 postos de trabalho na região. “Isso nos deixou mais tranquilos, afinal, somente na recuperação judicial do Grupo Canguru foram mais de 400 demissões em 2017”, disse Carlos de Cordes.


Com base nas homologações de rescisões de contratos de trabalho feitas no Sindicato, com trabalhadores com mais de 90 dias de registro formal, como determina a convenção coletiva, Dé comprovou que durante todo o ano a rotatividade de mão-de-obra no setor foi estável, normal e, proporcionalmente, em menor índice do que em 2015.


“Os patrões deveriam estar mais preocupados com a quantidade de trabalhadores que pedem demissão, pois os dados que dispomos demonstram a insatisfação da categoria com os salários pagos e mudam para outros setores da economia em busca de melhores condições de trabalho e, sobretudo, por melhores salários”, ressalta Joel Bittencourt, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA 

FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE