• Navio de cruzeiro chega a Florianópolis neste sábado

Navio de cruzeiro chega a Florianópolis neste sábado

23 Mar, 2018 15:03:06 - Economia

Florianópolis (SC)

Depois de quase uma década sem receber navios de cruzeiro, Florianópolis se prepara dar as boas vindas, neste sábado, 24, a um gigante dos mares que chega com quatro mil pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros. A operação será marcada pela tradicional cerimônia de troca de placas, que acontece sempre que um transatlântico atraca em um destino pela primeira vez. O ato, marcado para as 10h deste sábado, no trapiche de Canasvieiras, contará com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Dias Mendes, entre outros convidados.

“Qualquer destino no mundo com essa condição só tem a comemorar”, exclama o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, elencando entre uma série de vantagens, a movimentação da economia local e a importância de consolidar o roteiro junto às companhias de viagem. “Ninguém aponta para o mapa e escolhe parar no lugar, é preciso trabalhar muito para promover e tornar um destino atraente. Florianópolis e Santa Catarina estão de parabéns”, acrescenta.

Estado parceiro da retomada

O navio que chegará à Capital é o MSC Preziosa, da empresa MSC Cruzeiros, segundo a Prefeitura de Florianópolis. Para permitir que o navio de cruzeiro possa aportar em Florianópolis neste sábado, o Governo do Estado investiu R$ 16 mil na realização da batimetria – é um estudo que permite avaliar a viabilidade do local onde o navio irá atracar. Na Capital, foram apontados dois pontos: um na praia de Canasvieiras e outro na de Jurerê. O documento elaborado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a liberação dos locais que estão aptos a receber os navios.

Importância para Florianópolis

A Secretaria de Turismo de Florianópolis está otimista com a chegada do navio. De acordo com dados da secretaria, a expectativa é que o transatlântico chegue por volta das 9h e permaneça na Ilha de Santa Catarina até às 18h. No tempo em que os turistas descerem na cidade, deverão gastar em média R$ 500 (por turista).

Para a recepção dos primeiros passageiros neste sábado, 24, serão oferecidos passeios, visitas a praias e um tour pelo Centro de Florianópolis. Já para a próxima temporada, a secretaria projeta receber de dez a 20 cruzeiros. Além de Florianópolis, o navio também deverá fazer escala em Balneário Camboriú.

Apoio da Santur

Para incentivar e divulgar os principais atrativos de Santa Catarina, a Santur participa de eventos e feiras que ajudam a abrir o mercado para os parceiros que querem desenvolver o turismo, por meio de seus negócios e serviços. “Esse trabalho tem que ser constante e muito bem articulado para manter nossas belezas e potenciais turísticos sempre na rota dos principais destinos”, avalia Walendowsky ao destacar que o município tem que ser o grande articulador das ações de divulgação do turismo local.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE