• Natal: vendas em Içara superam a média estadual segundo a CDL

Natal: vendas em Içara superam a média estadual segundo a CDL

06 Jan, 2021 22:50:47 - Economia

Içara (SC)

De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o Natal registrou queda de 13,6% na média do Estado nas vendas no crediário na comparação com 2019. Em Içara, no entanto, essa redução não ocorreu. “Nós medimos o volume de vendas pelas passagens no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que nesse Natal tiveram um acréscimo de 2% em relação ao anterior”, ressalta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Paulo Roberto Brígido.

“No começo, estávamos temerosos, por causa da pandemia, o cenário muito inseguro, mas acabamos tendo um saldo positivo. Nós sabemos que alguns associados foram muito além dos 2%, mas nenhum reclamou que teve redução em relação ao ano anterior”, acrescenta. O incremento não leva em conta as vendas à vista e os pagamentos com cartão, nos quais não há consulta ao SPC. “Sabemos que as compras com cartão de crédito aumentaram em mais de 20%. Por isso, a tendência é de ser mais do que os 2%. Foi um ano positivo”, avalia Paulo.

“Para a nossa loja, o Natal foi até melhor do que o esperado. No nosso ramo (de brinquedos) realmente surpreendeu. A média do ano passado ainda ficou mais baixa, cerca de 2 a 3% em relação a 2019. Mas o dezembro foi mais alto, deu 15% a mais, e isso fez com que houvesse uma reação na soma do ano”, afirma o lojista Marcelo Casagrande.

Auxílio emergencial

Segundo o presidente da CDL, no segundo semestre de 2020 houve um crescimento do consumo, resultado do dinheiro injetado pelo Governo Federal ao garantir uma renda mínima a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados.

“O auxílio emergencial alavancou bastante as vendas e o fim desse aporte preocupa o comércio. Mas, acreditamos que o consumo vai se manter. Com a vinda da vacina, o setor de eventos deve retomar as atividades e isso aumentará o consumo. Acredito que teremos um ano melhor em 2021”, projeta Paulo.

CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal