• Narrador Dante Bragatto Neto é lembrado no Legislativo

Narrador Dante Bragatto Neto é lembrado no Legislativo

12 Set, 2017 11:26:17 - Geral

Criciúma (SC)

O narrador, radialista, cronista esportivo e apresentador Dante Bragatto Neto foi homenageado na Sessão de hoje pelo recebimento do Prêmio Personalidade do Ano/Destaque Nacional como Narrador Esportivo a ele concedido pelo estado de São Paulo.

“Conheci o Dante, e desde então aprendi a respeitar a causa animal, principalmente. Você está de parabéns por isso, e também pelas suas narrações. E ele traz para nós a nossa maior alegria. Sei que você adora essa cidade e o nosso muito obrigado”, disse o presidente Julio Colombo (PSB), autor da Moção aprovada por unanimidade.

“Receber esse reconhecimento da Câmara é uma grande honra. O melhor reconhecimento no meu ponto de vista é aquele que é dentro da nossa casa, onde a gente trabalha e vive”, comentou o homenageado, lembrando os prêmios conquistados.

Dante Bragatto Neto nasceu em Marilândia do Sul, PR, em 20 de janeiro de 1960. Logo depois, foi morar em Ivaiporã, no mesmo estado, onde cresceu, estudou e começou no rádio. Tem três filhos, sendo a caçula catarinense, de Içara. Dante Bragatto Neto tem sete netos - cinco deles nasceram em Criciúma.

Em 1977, aos 17 anos, iniciou sua trajetória profissional, na rádio Ubá, de Ivaiporã, PR. Trabalhou na rádio Celinauta, de Pato Branco (PR), cinco anos depois. A seguir, rádio Índio Condá, de Chapecó (SC), Celinauta novamente e rádio Luz, de Clevelândia (PR).

Dante Bragatto Neto chegou ao sul de Santa Catarina em 1984, contratado pela rádio Difusora, de Içara. Em 1986 estreia na Rádio Eldorado de Criciúma.

Ele fixou residência em Criciúma, tendo passagens nas rádios Guarujá (Florianópolis), Tabajara, Tubá, e Santa Catarina (Tubarão), Guarujá (Orleans), Verde Vale (Braço do Norte), Araranguá (Araranguá) e Difusora (Içara), nesta oportunidade por um período maior, de 1999 até 2007, onde ganhou, em 2004, o prêmio Microfone de Ouro, da ACAERT - Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão, como melhor narrador esportivo de Santa Catarina.

Quando o Criciúma Esporte Clube comemorou nove anos da conquista da Copa do Brasil, promoveu uma festa que ficou na História do esporte de nossa cidade, com a presença do técnico Luiz Felipe Scolari, jogadores campeões, além de personalidades esportivas no futebol. Esta festa aliás, teve fundamental importância na presença do Criciúma na elite do futebol nacional, pois o Gama, de Brasilia, havia conquistado uma vaga na divisão principal através da justiça comum. A Primeira Divisão foi disputada por 116 clubes, com a força política  sendo fator decisivo. Os importantes dirigentes convidados para a festa do Tigre, promovida por Dante Bragatto Neto, contribuíram então para que o Criciúma não sofresse esse revés esportivo à época.

Desde janeiro de 2008, Dante Bragatto Neto trabalha na rádio Eldorado, como apresentador e narrador esportivo. Ele recebeu, em julho deste ano, o Prêmio Personalidade do Ano/Destaque Nacional como Narrador Esportivo - Comendador, reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Além de estar sempre ao lado do Criciúma Esporte Clube em todos os momentos, Dante se destaca pela dedicação à Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde faz questão de ir a todas as edições, berço dos futuros talentos do futebol brasileiro e que revelou inúmeros bons jogadores para o Tigre.

Ele é Cidadão Honorário de Criciúma, Título Honorífico concedido por esta Casa em 2010.

Dante trabalhou na TV Eldorado, no esporte e no jornalismo. Apresenta programas na TV Litoral Sul, canal 20 da NET TV de Criciúma há mais de 25 anos. Escreveu coluna esportiva diária no Jornal da Manhã, A Tribuna, e hoje no jornal Diário de Notícias.

Além da profissão, atua na defesa e no socorro aos animais vítimas de abandono e maus tratos, além de apoiar ONGs da cidade e região, especialmente a ONG SOS Vira-Lata, com um projeto, em parceria com a rádio Eldorado, que possibilitou um espaço, primeiramente semanal, de meia hora, no programa Companhia da Noite, e agora, quinzenal, com uma hora de duração.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal