• Nadadora de Araranguá é homenageada

    Homenagem aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12

Nadadora de Araranguá é homenageada

14 Dez, 2018 14:51:21 - Política

Araranguá (SC)

A araranguaense Inês Torpes, de 13 anos, está se destacando em diversos campeonatos de natação por todo o estado de Santa Catarina, entre eles está a conquista do sexto lugar em um campeonato de 1300 metros em mar aberto, na ilha de Anhatomirim, em Florianópolis, motivos como este, levaram o vereador Jair Anastácio, a conceder uma moção de reconhecimento na Câmara de Vereadores a ela, que vem levando o nome da cidade em diversos campeonatos.

Em sua fala, Jair Anastácio reforçou a importância de homenagear a Inês. “Penso que em um futuro muito próximo iremos ver a Inês representando a nossa cidade fora do estado e de lá trazendo grandes prêmios para Araranguá. É uma alegria homenagear esta jovem que com tão pouca idade já vem fazendo sucesso nas piscinas”.

Sobre a Inês

Inês Torpes nasceu na cidade de Almada em Portugal, filha de mãe brasileira e pai português, ela nasceu prematura de 29 semanas com 900gr no dia 03/10/2004, e lutou pela vida desde seu nascimento.

Mesmo com pouca idade, 3 anos, teve que conviver com a rotina semanal de injeções pra desenvolver o pulmão e outros órgãos que não se desenvolviam devido a prematuridade. Ainda devido às condições de seu nascimento possui uma doença crônica no sangue (Talassemia) que dependendo do grau precisa de transfusões e afeta a mobilidade. Mesmo com todas essas condições adversas e contrariando muitas perspectivas negativas a jovem possui ótima resistência e se move perfeitamente.

Ainda em Portugal devido ao histórico médico foi recomendado a natação, desta forma a menina Inês começou a nadar com apenas 2 anos, nadou dos 2 aos 5 anos de idade ainda fora do Brasil, sendo que ao retornar o pais a família decidiu dar uma pausa da atividade, mas,  em 2016 a paixão volta a tona e ela retomou as aulas de natação na Academia Viva Bem , com um único objetivo: continuar se desenvolvendo nas piscinas. Sendo que hoje, após dois anos do retorno as piscinas ela já trouxe dezenas de premiações para Araranguá.

Dentre elas está o sexto lugar em um campeonato de 1300 metros em mar aberto, na ilha de Anhatomirim, em Florianópolis, primeiro lugar no revezamento 4 por 25 em um campeonato da UNESC, primeiro lugar no Clube Mampituba em nado 50 metros de costa e 2° lugar  50 metros nado livre, ficando também em 3° lugar na classificação geral em 50 metros nado costas em um campeonato em Joinville, e entre outras premiações. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal