• Mutirão de Limpeza recolhe duas toneladas de lixo

Mutirão de Limpeza recolhe duas toneladas de lixo

19 Dez, 2016 16:12:38 - Variedades

Balneário Rincão (SC)

Duas toneladas de lixo. Este foi o saldo da ação Praia Limpa realizada hoje, 17, pela manhã na orla do Balneário Rincão. O grande Mutirão de Limpeza reuniu crianças, adultos e até idosos na faixa de areia e beira-mar do Rincão. O “faxinão” contou com a presença do prefeito Décio Góes e da primeira-dama do Município, Mariza Gyrão Góes, além de servidores municipais.

O evento é realizado desde 2013 pela Administração Municipal com a ajuda de voluntários de outras entidades e instituições. No ano passado, foram recolhidas cerca de quatro toneladas de lixo na extensão da orla. “Um dado interessante que percebemos neste mutirão é que a quantidade de lixo nas dunas têm diminuído consideravelmente. Para nós, mostra que nossas ações de conscientização vem surtindo efeito”, destaca o prefeito Décio Góes.

O ponto de encontro dos grupos foi na Plataforma Norte do Balneário Rincão. De lá, todos se deslocaram até o Centro da praia onde se dividiram em duas equipes para fazer a coleta do lixo. Uma equipe ficou responsável pela limpeza na Zona Norte e outra na Zona Sul. Aproximadamente 100 pessoas colaboraram com a limpeza na praia.

“O objetivo é recolher os resíduos que são deixados pelos freqüentadores da praia e engajar a população a limpar a orla e criar o hábito da consciência ambiental para que no futuro não precisarmos mais fazer este trabalho”, fala o Secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Amboni. De acordo com ele, todo o lixo recolhido será encaminhado para o destino correto que é o aterro sanitário.

A pequena Lara Silveira Ferreira de Souza, 9 anos, participou ativamente de toda a atividade durante toda a manhã. A garota sabe a importância da consciência e conservação ambiental. “Eu gosto de surfar e tomar banho de mar e acredito que todas as pessoas gostam de aproveitar a praia, então, porque não limpar do que podemos desfrutar no verão? E não é legal jogar lixo na praia e nem em outros lugares. Isso é falta de respeito”, diz a garotinha.

A família de Márcia Mangrich veio especialmente de Criciúma para colaborar com o Mutirão. A comerciante falou sobre a importância da conscientização ambiental. “A prefeitura faz um bom trabalho e isso serve como modelo para as próximas gerações viver em um lugar que seja preservado”, comenta a comerciante.

Um grupo de 20 pessoas da Pro Runner também fez questão de marcar presença durante as atividades. Pela primeira vez cooperando com a atividade, um dos integrantes da equipe, Jurandir Bittencourt, gostou de ter participado do evento. “A praia é um local que todos desfrutam momentos de lazer e descanso, por isso a importância de deixar este lugar sempre limpo. Temos que mostrar para os veranistas que fazemos questão de cuidar”, expressa Bittencourt.

A ação contou também com o apoio da Rádio Som Maior e Jornal A Tribuna, Samae, Pro Runner, Senac e demais voluntários.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal