• Mutirão de Cirurgia Pediátrica acontece neste sábado no HSJosé

Mutirão de Cirurgia Pediátrica acontece neste sábado no HSJosé

03 Mai, 2017 13:31:39 - Geral

Criciúma (SC)

A equipe voluntária do 11º Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica preparou um clima de alegria e descontração para acalmar os pequenos pacientes que aguardavam pela tão esperada cirurgia. Os procedimentos acontecem neste sábado (06/05), no HSJosé.

A Instituição foi a única do Estado a participar da ação promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, de forma voluntária; assim como todos os profissionais envolvidos.

Para trazer tranquilidade aos pacientes, membros da Liga de Cirurgia Pediátrica da UNESC - LACIPE; que participam pela primeira vez do mutirão e equipe de enfermagem do HSJosé, vão interagir com as crianças, oferecendo recreação, balões e música, além de acompanhar todos os pacientes até o centro cirúrgico, deixando assim, além das crianças, os pais mais tranquilos antes e depois das cirurgias.

De acordo com um dos cirurgiões pediátricos do HSJosé, que atua no mutirão desde sua primeira edição, Dr. Christian Prado (CRM- 12407); o Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica tem dois objetivos principais: contribuir para diminuição das filas de espera em todo o Brasil e garantir o acesso a serviços especializados. “Mesmo com as dificuldades financeiras dos hospitais filantrópicos; todos os dias, buscamos oferecer o tratamento mais moderno e adequado para as crianças e adolescentes com doenças tão variadas. Felizmente encontramos na região condições técnicas para alta resolutividade, com apoio dos gestores públicos e do próprio Hospital São José”, ressalta o especialista. 

 As cirurgias realizadas em Criciúma dentro do Mutirão serão de  média complexidade e foram selecionadas por intermédio da fila única da secretaria municipal de saúde, ao todo 20 pacientes devem passar por cirurgia.

Serão realizadas cirurgias eletivas ambulatoriais, como hérnias inguinais, postectomias (cirurgia de fimose), correção de hipospádia (malformação peniana), orquidopexia (correção de testículo não-descido) e correção de malformações cervicais (como cisto tireoglosso e branquiais).

De acordo com o cirurgião, algumas crianças recebem alta no mesmo dia, outras ficarão internadas até no máximo quatro dias, por precaução.

A ação tem o apoio da Administração do Hospital São José, que proporciona a estrutura física e logística, além dos profissionais de enfermagem e apoio técnico; bem como do Serviço de Anestesiologia e Residência Médica do Hospital, e Secretaria Municipal de Saúde da cidade, com a liberação das internações.

Todos os profissionais envolvidos atuam de forma voluntária. Ao todo serão três médicos cirurgiões Dr. Christian de Escobar Prado, Dr. Airton Varela Júnior e Dr. Rodrigo Demétrio. “Nossa equipe tem total afinidade. Queremos além de solucionar o problema dos pacientes, garantir todo carinho e atenção que merecem”, finaliza.

Ao todo cerca de 20 pessoas entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, estarão envolvidos auxiliando no processo do mutirão de cirurgia pediátrica no HSJosé este ano.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE