• Música Orgânica e Mario Conde fazem shows nesta quinta no ITAJAZZ

    Mostra segue até 11 de agosto no Mercado Público de Itajaí, com dois shows por noite, e jam session com abertura da Banda Itajazz. Entrada Franca.

Música Orgânica e Mario Conde fazem shows nesta quinta no ITAJAZZ

09 Ago, 2017 15:39:08 - Variedades

Itajaí (SC)

O público irá conferir a frequência e composições alternativas do Música Orgânica, e a experiência do guitarrista Mario Conde, no ITAJAZZ desta quinta, 10/08, a partir das 21 horas, no Mercado Público de Itajaí. O ITAJAZZ – Grandes Encontros segue até sexta (11), sempre com dois super shows por noite, seguidos de jam session. A entrada é franca.

Primeiro evento do gênero em Itajaí, há 22 anos o Itajazz promove Grandes Encontros. Em 2017 a programação vem recheada de música autoral e standards de jazz e música popular brasileira, divididos na Mostra Regional, que abre as noites, onde os compositores estarão acompanhados de suas formações, e nos Grandes Encontros, formato em que o artista convidado se apresenta com a Banda Itajazz mesclando temas autorais e clássicos do jazz.

A Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também fará a abertura da tradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

Na sexta (11), o Quinteto Enraizados, que mescla diversos ritmos sul-americanos, e o trompetista Daniel D´Alcantara e Banda Itajazz encerram o ITAJAZZ – Grandes Encontros - 2017. A Mostra também trouxe na terça (08) os shows de Bruno Moritz Trio, e de Lily Blumerants; e na quarta (09) as apresentações de Gandhi Martinez Quinteto, e Leo Garcia.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals.

CHAPÉU SOLIDÁRIO PARA O MÚSICO ALEXANDRE RIBEIRO

Não haverá cobrança de ingresso ou couvert artístico, no entanto, em solidariedade a um dos maiores clarinetistas da atualidade, o músico Alexandre Ribeiro (SP), será passado o tradicional chapéu. Ale Ribeiro está enfrentando o desenvolvimento de alguns tumores nas regiões lombar e torácica da medula espinhal. O único método possível de recuperação é cirúrgico, muito provavelmente seguido de radioterapia e, possivelmente, também quimioterapia, e o tratamento custará mais de R$ 100.000,00. O dinheiro arrecadado nas quatro noites de Itajazz será destinado ao tratamento. Músicos de todo o Brasil têm feito este tipo de ação para ajudá-lo.

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

Em 1992 os músicos Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, reuniam-se em casa para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club. Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Beto Lopes, Renato Borghetti, Guinha Ramires, Bebe Kramer, Jorginho do Trompete, Ana Paula da Silva, Luiz Meira, Dr. Cipó, Sandro Haick, João Pedro Teixeira e Sergio Coelho.

MÚSICA ORGÂNICA  

 Com uma combinação de música brasileira, amizade e fortes ideais o Música Orgânica compõe um som próprio e novo. Formado por três músicos, o grupo vem conquistando seu público e surpreendendo por onde passa. André de Miranda (voz e cordas), Cezinha Silva (contrabaixo) e Carlinhos Ribeiro (percussão) impressionam pela sintonia e boa energia que transmitem através de suas composições e seus desempenhos nos palcos. A expressão “orgânica” se encaixou perfeitamente com a filosofia das composições, são músicas que buscam elevar as pessoas a uma reflexão a respeito de temas como a preservação ambiental, o respeito à vida, ao corpo e ao próximo.

Em 2015 depois de circular com vários artistas e de trabalhar com releituras e repertorio cover, o trio de amigos resolve investir em um trabalho próprio. Já possuíam algumas canções, e com a união de alguns parceiros, resolvem investir na música autoral. Com o planejamento da gravação de seu primeiro CD para 2016 o grupo começou a circular por cidades catarinenses como Itajaí, Florianópolis, Brusque, Joinville, Blumenau entre outras, além de passar por outros estados como Paraná e São Paulo. No início de 2016 foi um dos três grupos catarinenses selecionados para representar o estado na FIMS (Feira Internacional da Música do Sul) em Curitiba.

Em agosto de 2016 o grupo lança seu primeiro disco intitulado “O dia do despertar”, e segue com shows por cidades como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Curitiba, Florianópolis, Joinville e em novembro de 2016 o grupo realiza sua primeira tour internacional pela Argentina. Foram oito shows em sete cidades em importantes locais como o Teatro Municipal de Bahia Blanca, o Festival internacional de Percussão “Rosário Repercute”, e o tradicional clube de jazz Boris Club em Buenos Aires.

Em fevereiro de 2017 foi uma das atrações de um dos maiores festivais de música do Brasil, o Psicodália, onde tocou ao lado de grandes nomes da música Brasileira como Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Sá e Guarabira, Céu, Liniker entre outros. No mês de abril foi indicado entre cinco finalistas do “Prêmio Profissionais da Música 2017”, na categoria Artista MPB, realizado em Brasília-DF.

Desde o início desta caminhada o Música Orgânica sempre valorizou a preservação ambiental, cultural e histórica do nosso povo, e busca sempre um contato maior com esses aspectos. A distribuição de mudas de arvores já é tradicional em seus shows.

Depois de vários estudos o grupo passou a utilizar uma afinação alternativa em seus instrumentos, a frequência de 432 Hertz (Hz), conhecida como a afinação orgânica. Segundo diversas teorias, esta frequência produz vibrações mais harmônicas quando comparada a frequência padrão mundial estabelecida em 440 (Hz). A afinação em 432 Hz foi usada na gravação do disco “O dia do despertar”, que tem a produção musical assinada pelo músico e produtor argentino Marcos Archetti.

Música Orgânica vem escrevendo uma bela história por onde passa. Música natural, tocada e cantada com o coração, que fala dos ensinamentos do avô, da simplicidade, do contato com a natureza, do despertar, do acreditar.

MARIO CONDE

Mario Conde, carioca radicado em Curitiba, chega aos seus 30 anos de carreira dedicados à música brasileira universal, passando por grupos como Sotak, o antológico Impacto Impar, Dr. Cipó e Na Tocaia, todos com registros fonográficos no Brasil e na Europa. Grupos que permanecem vivos, porém inativos, com registros pouco difundidos pela mídia, feitos de maneira independente ou não, mas, de qualquer maneira, ficando restritos e acessíveis somente a poucos ouvidos.

Nesses anos desenvolveu trabalhos ao lado de grandes mestres da música brasileira, tais como Arismar do Espírito Santo, Robertinho Silva, Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Leo Gandelman, Arthur Maia, Carlos Malta, Márcio Bahia, André Marques, Duofel, Ademir Cândido, Fábio Torres, Gabriel Grossi, Cláudio Roditi, Daniel D’Alcântara, François de Lima, Marco Lobo e Hermeto Pascoal, dentre muitos outros.

Ao lado do mestre Raul de Souza, colaborando em seu grupo há mais de uma década, integrou inúmeras turnês nacionais e internacionais, além da participação em dois CDs e um DVD, junto a nomes como João Donato, Hector Costita, Altamiro Carrilho, Filó Machado, Ed Mota, Maurício Einhorn, Ron Carter e Richard Bona.

Colaborador há alguns anos da OABS de Curitiba, participou de CDs com Léa Freire, Gabrielle Mirabassi e DVDs com André Mehmari e Arrigo Barnabé. Acompanhou, além desses, nomes como Joyce Moreno, Emílio Santiago, Nelson Ayres, Nenê Baterista e, mais recentemente, o mestre Egberto Gismonti.

No DVD Mário Conde Guitarra Brasil Universo vem fechando mais um ciclo iniciado em 2011 com seu primeiro CD autoral (Guitarra Brasil Universo), que agora recebe novas versões e arranjos numa performance ao vivo e emocionante.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal