• Música e gastronomia marcam o final de semana da Vindima Goethe 2021

Música e gastronomia marcam o final de semana da Vindima Goethe 2021

13 Jan, 2021 23:17:07 - Geral

Urussanga (SC)

No mundo do vinho, a cada safra criações são aperfeiçoadas como verdadeiras obras de arte para serem admiradas e apreciadas. Por isso, história, cultura, arte e vinhos são elementos entrelaçados e evidenciados na 13ª Vindima Goethe, celebração anual da colheita da uva que ocorre até o dia 24 de janeiro na cidade de Urussanga, com cerca de 20 mil habitantes e localizada no Sul de Santa Catarina, integrante da região com Indicação de Procedência denominada Vales da Uva Goethe.

Na edição deste ano, uma das novidades será a I Mostra de Música Erudita, com transmissão ao vivo pelo YouTube. De forma totalmente online, dois concertos irão reunir o estilo aconchegante do Quinteto Persch e a sonoridade da soprano Kalinka Damiani, que se apresenta em duo com o pianista Rodolfo Wulfhorst. O projeto foi contemplado pelo Edital de Incentivo à Cultura Local, da Lei Aldir Blanc - Urussanga, com produção executiva de Vanessa Lopes.

A apresentação, que unirá música erudita instrumental e vocal em busca de um desenvolvimento artístico e cultural na região, acontecerá neste sábado, dia 16, a partir das 20 horas. A transmissão ao vivo será através do canal da Associação ProGoethe no YouTube, especificamente neste link: https://youtu.be/1ZuIQ_eOgSw

A programação da 13ª Vindima Goethe também inclui atividades em meio à natureza e nos empreendimentos turísticos. Ações como visitas às vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo, como colheita e pisa das uvas, degustações harmonizadas e visitas guiadas, seguem os cuidados e protocolos sanitários devido à pandemia. A recomendação aos turistas é realizar o agendamento mediante reserva.

Além desses atrativos, os visitantes podem desfrutar dos potenciais da gastronomia local. Dos sabores especiais peculiares a pratos contemporâneos, um circuito proposto por empreendimentos apresenta pratos exclusivos para o período, bem como os clássicos mais pedidos harmonizados com vinhos brancos, frisantes e espumantes feitos com a uva Goethe para encantar os consumidores.

Comidas típicas italianas com tradição familiar, tábuas de frios, opções de antepasto, pizzas artesanais, café colonial, drinques com espumante, entre outras possibilidades podem ser apreciadas pelos turistas em restaurantes, cafeterias, padarias, pub’s, lanchonetes e demais estabelecimentos participantes do circuito.

Saiba mais

Os detalhes da programação e as novidades da 13ª Vindima Goethe podem ser conferidos pelas mídias redes sociais: @valesdauvagoethe. A 13ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a iniciativa privada representada pela Governança de Turismo de Urussanga.

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

GIASSI