• Museu deMuseu da Unesc inicia campanha de conscientização ao coronavírus com crianças

Museu deMuseu da Unesc inicia campanha de conscientização ao coronavírus com crianças

16 Mar, 2020 18:51:18 - Saúde

Criciúma (SC)

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki está engajado em ações de conscientização ao Covid-19 - coronavírus. Quem visita seus espaços, no campus da Unesc, já encontra mensagens informativas sobre prevenção e orientações para o período. São totens, distribuindo e somando-se ao tema da área expositiva.

A coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinki, explica que o público alvo é o infantil, que costuma ficar de fora das campanhas convencionais. “A campanha não tem idade. Nossas Crianças precisam se proteger e aprender a contribuir para a não propagação do vírus. Queremos também fortalecer a proposta de conscientização Universidade. A informação, disponível para todos, é nossa melhor defesa”, afirma.

Para a diretoria de diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a mobilização é uma importante contribuição para as campanhas da Universidade e de Criciúma. “Dentro da Universidade temos valiosos parceiros, e o Museu é um deles. Sempre engajado, mais uma vez contribuiu de forma positiva em um momento delicado. O momento é de união e consciência, assim passaremos por este período difícil”, frisa.

Aviso importante

Como forma de prevenção e tentar reduzir a exposição e propagação do coronavirus estão suspensas, por tempo indeterminado, as visitas mediadas de grupos ao Museu de Zoologia.

Unesc inicia campanha

Atenta à epidemia do Covid-19 (coronavírus), a Universidade montou uma Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção para atuar no campus. Representantes da Reitoria, Clínicas Integradas, Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) buscam soluções para evitar o possível contágio.

De acordo com a equipe, nos próximos dias serão colocados em todo o campus centenas de dispensers de álcool gel, mas o cuidado é individual. Recomenda-se a todos os colaboradores, e acadêmicos, lavar bem as mãos, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, evitar cumprimentos com toque e aglomerações, não compartilhar objetos pessoais e manter os ambientes ventilados.

Sintomas e cuidados

De acordo com a vigilância epidemiológica do município, a transmissão do vírus só ocorre quando é apresentado os sintomas, tais como, febre, cansaço e tosse seca. Pode se apresentar ainda, dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas se apresentam de 2 a 14 dias após o contágio, o chamado período de incubação. Pessoas que estiveram em viagens ou tiveram contato com pacientes que apresentarem os sintomas devem ficar em alerta durante o período de incubação. Em casos de suspeita, procurar uma unidade de saúde.

- Intensificar a higienização das mãos com sabão, detergente e/ou álcool em gel e bastante água;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca e/ou usar lenço de papel,
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- Manter os ambientes arejados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);
- Não compartilhar copos, xícaras, garrafas de água, alimentos, etc.;

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE