• Museu de Zoologia da Unesc recebe prêmio

Museu de Zoologia da Unesc recebe prêmio

22 Set, 2017 14:54:21 - Geral

Criciúma (SC)

Prestes a comemorar os seus 15 anos de história, o Museu de de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc recebeu o Prêmio Gigantes da Ecologia, por sua atuação na preservação do meio ambiente. A honraria foi entregue pelo Instituto Gigantes da Ecologia de Blumenau, em solenidade nesta quinta-feira (21/9) na cidade sede do instituto.

A 3ª edição do Prêmio Gigantes da Ecologia homenageou a empresas e pessoas que lutam pela preservação do meio ambiente, desenvolvendo projetos que se destacam no Estado. Durante a premiação o Instituto lançou o livro “Feridas Ambientais do Planeta”, com um vasto conteúdo didático no qual o Museu de Zoologia da Unesc apresentou seu case de sucesso. Os livros publicados serão doados a todos os estabelecimentos de ensino do Norte do Estado e a obra será lançada também na biblioteca da ONU, em Nova Iorque, e no Salão do Livro, em Paris.

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski o prêmio o reconhecimento do trabalho do local na construção da consciência ambiental dessa e das futuras gerações. “É um orgulho sermos reconhecidos como um espaço que luta pela preservação do meio ambiente, cumprindo com a missão da Unesc de educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”, afirma.

Comemoração

O Museu de Zoologia da Unesc está preparando uma comemoração especial para marcar os seus 15 anos. Na próxima terça-feira (26/9), às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, o Museu irá lançar o seu primeiro livro infantil. “Pintado, o Mascote do Museu”, é uma obra da Editora Unesc, resultado da parceria entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, escrito pela professora Morgana, com ilustração de Vamber Cabral e que será distribuído gratuitamente para a comunidade. O evento vai contar com a participação de alunos de escolas da região.

A obra narra a vida de Pintado – um gato-maracajá, animal símbolo do Museu da Unesc –  em seu habitat natural, a Mata Atlântica e a sua chegada ao Museu de Zoologia, local onde passa a viver desempenhando um importante papel na educação ambiental, estabelecendo uma relação de interação com os visitantes na construção do conhecimento, levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida.

“O livro apresenta os principais impactos ambientais responsáveis pela perda de nossa biodiversidade, motivo pelo qual as espécies animais vem sendo depositadas no acervo do Museu. A obra visa estimular o interesse pelo conhecimento sobre a fauna de mata atlântica e sensibilizar para a preservação deste importante bioma por meio da leitura”, explica Morgana.

História

O Museu de Zoologia da Unesc foi fundado em parceria com o 2º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com o objetivo de promover por meio de seus programas educativos o conhecimento sobre o mundo natural, e sensibilizar o público visitante por meio do acervo em exposição para as questões ambientais.

O local desenvolve programas educativos com escolas públicas e privadas promovendo reflexões sobre os desafios para que a sustentabilidade seja possível no planeta. Utiliza para isso diferentes recursos pedagógicos que despertam e estimulam os mecanismos sensoriais, fazendo com que os estudantes desenvolvam a criatividade tornando-se participantes no processo de aprendizagem. Ao longo de 15 anos, as exposições e programas educativos receberam um público superior a 120 mil alunos e professores de 575 instituições de ensino provenientes de 45 municípios.

O Museu possui três núcleos expositivos: Ecossistema Marinho, Mata Atlântica e Vida Selvagem. Todos estão abertos à visitação pública e gratuita. O agendamento de visitas orientadas pode ser feito pelo telefone (48) 3431-2573.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE