Museu da Infância da Unesc atua na preservação da cultura infantil

12 Abr, 2019 15:29:26 - Educação

Criciúma (SC)

Um pedacinho da infância dentro da Universidade. Assim é o Museu da Infância da Unesc. Desde 2005, o espaço atua na preservação, promoção e divulgação de brinquedos, brincadeiras e histórias que fazem e fizeram parte da infância de milhares de crianças. O espaço, aberto a visitações para escolas e outras entidades, retomou suas ações com a comunidade em 2019 no último mês.

O museu apresenta em seu acervo brinquedos, pinturas, desenhos, livros, filmes e outras produções visuais que remetem à infância. De acordo com a coordenadora do museu, Amalhene Baesso Reddig, o acervo pode oferecer lembranças para os adultos e descobertas para as crianças que visitam o espaço. “Visitar museus é uma excelente oportunidade para o diálogo entre gerações e o desenvolvimento da percepção de mundo. O museu é uma porta aberta à comunidade, além de ser um vasto campo para novos aprendizados, pesquisas e interações”. Além disso, o museu também disponibiliza o acesso a material científico de apoio para professores.

Acervo

A maior parte do acervo é de objetos “para” crianças, principalmente brinquedos, produzidos no Brasil e no exterior. O conjunto conta com itens antigos, como uma boneca datada do final do séc. XIX, e outros mais recentes. Ainda conta com livros, que também variam em época e local de edição. Na área de audiovisual, o acervo conta com CDs brasileiros e filmes “com” crianças, como protagonistas da história.

Além disso, o acervo “sobre” a infância possui livros teóricos, filmes, esculturas de argila mostrando as brincadeiras infantis e, ainda, reproduções de quadros do Cândido Portinari (autorizadas pelo Projeto Portinari), bem como reproduções do acervo do MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) que evidencia a infância na arte, e uma grande coleção de postais estrangeiros com reproduções de obras variadas retratando a infância.

“O museu tem acervo produzido ‘para’, ‘da’, ‘sobre’ as crianças, pois busca mostrar a criança como o principal personagem das obras e itens expostos”, comenta Amalhene. O acervo do Museu da Infância é todo fruto de doações. Cada peça ao chegar é musealizada, “É um registro para a conservação daquela história, pois buscamos contar o que aquele brinquedo representou para seu dono, qual seu histórico e assim ficam devidamente guardadas as histórias e memórias”, completa a coordenadora.

Museu sem paredes

O Museu da Infância da Unesc está espalhado pelo campus. Sem paredes, o museu fica disposto em cinco núcleos dos blocos da Universidade. O primeiro, O Brinquedo e a Rua, fica localizado no Bloco da Reitoria. O segundo espaço, Infância e Paz, localiza-se no Bloco XXI – C. O Infância na Arte se localiza no Bloco P, o Infância e Culturas Escolares fica localizada no Bloco Q, e, por fim, o espaço Secretaria e Acervo, localiza-se no Bloco Z.

Novidades para 2019

Em 2019, o setor iniciou o projeto “Brinquedo do Mês” com o intuito de apresentar, em cada mês, um brinquedo presente no acervo e que remeta à infância. Em abril, o brinquedo estudado é a bola. “Diferentes tipos de bolas estão expostos e os visitantes poderão saber um pouco mais sobre jogos e brincadeiras que utilizam bolas. Podem, inclusive, brincar e fazer oficinas para produção de bolas”, comenta Amalhene.

Entre os tipos expostos, estão a de Futebol, Golf, Basquete, Ping Pong, Vôlei, Rugby, Futebol Americano, entre outras. A bola também está incluída em muitas brincadeiras infantis, tais como, Batata Quente, Bola ao Centro, Bobinho, Bola no Balde, Coração Queimado, entre outras.

Estudantes do 2º e 4º ano do Colégio Unesc visitaram, nas últimas semanas, o Museu da Infância. Acompanhados das professoras Paula Just Vassoler e Juliana Guimaraes Pereira, visitaram os espaços e participaram das ações educativas, propostas pela mediadora Miriã Brigido Procópio, do curso de Pedagogia, bolsista do Museu da Infância. Além desta atividade, oficinas de bolas de meia e de papel estão sendo organizadas pelo setor, com o objetivo de promover o conhecimento aos participantes.

Visitas orientadas

Todas as escolas e entidades educacionais de Criciúma e região podem visitar o museu. As visitas podem ser mediadas com o propósito de estabelecer diálogos entre os visitantes e o acervo, além de difundir e propagar a cultura da infância. Além de conhecer o espaço, os participantes realizam oficinas, brincadeiras e no final ganham lembranças do setor, como Cavalos de Pau ou Jogos de Cinco Marias, produzidos e personalizados pelos bolsistas do Museu.  

Os interessados podem agendar mediação via formulário (unesc.net/formulario_mediacao) e encaminhar para museudainfancia@unesc.net ou por telefone (48) 3431-4517.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE