• Murialdo dialoga com alunos içarenses sobre respeito e cidadania

Murialdo dialoga com alunos içarenses sobre respeito e cidadania

26 Out, 2018 15:35:39 - Geral

Içara (SC)

Saber ouvir, respeitar e dialogar é fundamental em todas as relações e esferas. Pensando nisso, os alunos do 4º ano da Escola Estadual Quintino Folhiarini Dajori, do bairro Presidente Vargas, convidaram o prefeito Murialdo Canto Gastaldon e a presidente do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) e primeira-dama, Ceneli Freitas Gastaldon, para uma roda de conversa.

A turma está trabalhando desde abril, um projeto interdisciplinar com diversas temáticas como trânsito, administração do município, segurança pública, vida em comunidade no bairro e escola e respeito às diferenças. “Junto a estas temáticas, refletimos também sobre a questão do respeito ao próximo, em todos os espaços, com texto e vídeo da Tatiana Belinky, em uma sequência didática, trabalhada em todas as disciplinas”, explicou a professora Valquíria Damiani de Souza.

A turma de crianças também é bastante plural do ponto de vista geográfico: um aluno da Republica Dominicana, e outros dois de Sergipe e Pará. “Entre os temas trabalhados, refletimos e conversamos sobre o acolhimento ao imigrante, o respeito a essas pessoas que estão vindo para o Brasil em busca de uma vida melhor”, enfatizou a professora responsável.  

Elvis Benjamin Clime Colon, natural da Republica Dominicana, mora há mais de dois anos no Brasil e diz ter sido prontamente acolhido pelos novos colegas. Quando questionado sobre o que mais gosta no Brasil, ele é enfático: “Os campos de futebol. Adoro brincar e jogar com meus amigos”, elencou.

“Trabalhar esses valores universais é essencial para a manutenção dos direitos de todos os cidadãos, é um exercício de cidadania. Agradeço a escola pela oportunidade de dialogar com os pequenos”, destacou Gastaldon. “A importância de trabalhar essas temáticas desde as séries iniciais é fazer com que estes valores se tornem objetivos de vida, estando presentes no dia a dia dos estudantes”, acrescentou Ceneli, que também é educadora.

Na oportunidade, o prefeito também recebeu cartas com algumas demandas das crianças em relação à comunidade. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE