• Municípios participam de Conferência da Vigilância em Saúde

Municípios participam de Conferência da Vigilância em Saúde

21 Jul, 2017 09:59:17 - Geral

Criciúma (SC)

Com o intuito de discutir e propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, 63 municípios da região sul e serrana estão reunidos em Criciúma na 1ª Etapa Macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde. O encontro está acontecendo na UNESC e encerra nesta sexta-feira, 21.

O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a secretaria de Estado da Saúde (SES) e acontece em três etapas. Nesta primeira etapa, 276 delegados entre profissionais da saúde, usuários do SUS e gestores vão elencar propostas de melhorias que serão levadas para a etapa estadual e posteriormente nacional.

Para a presidente do Conselho Estadual da Saúde, Cléia Aparecida Clemente Giosole, a participação na conferência é fundamental e um ato de cidadania. “Estar presente neste ato significa a participação e o controle social na saúde. Além de atores como prestador, usuário, profissional e governo, participam para debater as implantações e implementações das políticas da saúde, isso é exercer o seu papel de cidadão”,  explica.

O encontro tem como objetivo ainda, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, centrada no direito à Proteção da Saúde, e alicerçada em um SUS público e de qualidade, entre outros pilares. “Queremos construir a partir destas propostas a Política Nacional de Vigilância em Saúde. Garantir financiamento adequado e controle social contando com a participação efetiva da população nestas políticas públicas”, comenta o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança