• Município de Siderópolis completa 129 Anos de Colonização Italiana

Município de Siderópolis completa 129 Anos de Colonização Italiana

18 Jul, 2020 19:45:38 - Geral

Siderópolis (SC)

Neste sábado, dia 18 de julho, Siderópolis completa 129 anos de Colonização Italiana. Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus, não haverá os tradicionais festejos com: muita música italiana, grandes celebrações religiosas e farta comida típica.

No entanto, para marcar a importante data, um audiovisual contando um pouco da história de Nova Belluno/Siderópolis foi produzido com a participação dos historiadores sideropolitanos Nilso Dassi e Ronaldo Davi. O vídeo, divulgado nas redes sociais do governo municipal, ainda traz uma mensagem do prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e do vice-prefeito Xandi Feltrin, em alusão à data.

“Estamos vivendo um momento difícil, de pandemia. Mas não podemos esquecer essa data. Gostaria de ressaltar a nossa gratidão a todas as famílias que colonizaram Nova Belluno, hoje a grande Siderópolis. Nossa cidade foi construída com muito trabalho dos nossos colonizadores, que enfrentaram muitas adversidades”, destaca o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Colonização Italiana

A imigração italiana no Sul de Santa Catarina, em Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, tem origem na região do Vêneto, no Norte da Itália. “Eles vieram das províncias de Belluno, Bérgamo, Treviso e Veneza. Esse pessoal foi arregimentado pela empresa Ângelo Fiorita & Cia, fundada no Rio de Janeiro em 1877. A Itália estava passando por uma grande crise, era fácil fazer com que os imigrantes aceitassem o convite para vir ao Brasil”, destaca o historiador sideropolitano Ronaldo Davi.

Em 1890, a empresa Ângelo Fiorita & Cia comprou 30 mil hectares de terra no Sul Catarinense. Antes da chegada dos imigrantes ao Sul do Estado, foram abertas estradas, delimitados os lotes e construídos casas e galpões. “De dezembro de 1890 até abril de 1891 a infraestrutura foi concluída. Em maio e junho de 1891 começa a movimentação desse pessoal, por meio de vários navios. Os primeiros imigrantes chegaram aqui no dia 18 de julho de 1891, na colônia de Nova Veneza, e foram designados para os loteamentos, que na época eram chamados de seções”, conta o historiador. No núcleo de Nova Belluno, as primeiras famílias foram instaladas nas seções: Rio Fiorita e Estrada Urussanga.

Nova Belluno - Siderópolis

Siderópolis era conhecida como Nova Belluno. Nomeado pelo presidente do Brasil, Getúlio Vargas, o então interventor de Santa Catarina, Nereu Ramos, decretou a mudança do nome em 1943. “A Itália era inimiga do Brasil na Segunda Guerra Mundial e nada poderia lembrar a Itália nesse tempo de guerra”, ressalta o historiador sideropolitano Nilso Dassi.

O nome Siderópolis foi inspirado na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que havia se instalado em Nova Belluno, em 1941.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança