• Município de Maracajá adere ao programa saúde na escola

Município de Maracajá adere ao programa saúde na escola

20 Jun, 2017 15:38:08 - Política

Maracajá (SC)


A administração municipal de Maracajá aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial do governo federal, implantado em 2007, com conteúdos que visam promover de forma integral a saúde e a educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola salienta o diretor de Saúde de Maracajá, Diogo Copetti. “O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras”, diz a diretora do Departamento de Educação Luciane Valnier.


A partir deste ano, o PSE será ampliado. Entre os novos serviços estão: atualização do calendário vacinal e ações de promoção à saúde. Atualmente, o programa está em 79 mil escolas, atinge, aproximadamente, 18 milhões de alunos e conta com mais de 32 mil equipes da atenção básica distribuídas em mais de 4,7 mil municípios. Os profissionais de saúde vão acompanhar o peso e estado nutricional dos estudantes e, quando necessário, o estudante será encaminhado para a unidade básica de saúde, onde receberá acompanhamento constante. Também haverá incentivo à implantação de cantinas saudáveis nas escolas e distribuição de materiais de apoio para ações de educação alimentar e nutricional, além do estímulo à culinária com alimentos in natura.


No novo ciclo do PSE, o combate ao mosquito Aedes aegypti terá uma vigilância constante dos profissionais e comunidade escolar. Serão realizados mutirões de combate ao mosquito, palestras em parceria com profissionais de saúde e inserção de conteúdo nas atividades escolares. Além disso, os estudantes terão atividades de prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de doenças como hanseníase, tuberculose, tracoma e esquistossomose; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da atividade física; prevenção de DST/Aids e orientação sobre direito sexual e reprodutivo e promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança