• Mulheres tem ocupado mais espaço no mercado de trabalho

    Participação em áreas como Comércio Exterior aumentou nos últimos anos

Mulheres tem ocupado mais espaço no mercado de trabalho

08 Mar, 2017 16:56:20 - Economia

Criciúma (SC)

Elas já representam quase metade dos cargos de supervisão e uma a cada quatro CEO’s ou presidentes. O número de mulheres empresárias cresceu mais de 25% segundo o portal Catho. E em áreas que o universo masculino ainda é predominante, as mulheres começam a ocupar espaço. 

No Comércio Exterior, o homem ainda é maioria. De acordo com a assistente comercial da IDB do Brasil Trading, este dogma aos poucos se modifica. “Havia um preconceito de que pelo volume de informações e conhecimento que se necessita para as tarefas de importação e exportação, as barreiras de diversidades interculturais e a multitarefa de cuidar do lar ficariam inviáveis às mulheres. Mas provamos que isso pode ser combatido com eficiência e profissionalismo no setor”, garante Chaiana Jacques. 

A Analista de Comércio Exterior da Budny Tratores, Francine de Sousa, estudou nos Estados Unidos, mas sofreu ao tentar conciliar o trabalho com as tarefas maternas. “O maior desafio é se fazer respeitar como profissional. Colocavam-se uma culpa por ter de viajar constantemente não só no Brasil, mas em países como Paquistão, Índia e Turquia. O crescimento na área de Comex progrediu, porém lentamente. Há discriminação com as mulheres até nos momentos de promoções e contratações”, alerta. 

Desafios salariais

Na área de Comércio Exterior, conforme a pesquisa da Catho, a equiparidade salarial ainda é um desafio. “Apesar do aumento da escolaridade e do maior acesso ao mercado de trabalho, mulheres continuam ganhando menos e mantendo a dupla jornada de trabalho”, lembra Albertina Guidi, do setor de Importação da Anjo Química.

Segundo Chaiana, que atua em uma trading, a mulher necessita se especializar ainda mais para conseguir igualar à remuneração masculina. “Já não observo mais tanta dificuldade na inserção da mulher no mercado de trabalho, mas sim a disparidade das remunerações para cargos iguais ocupados por homens e mulheres. E no Comercio Exterior as mulheres vem se destacando por conquistar cargos importantes dentro das empresas e através de especializações conseguem negociar melhor seus postos e remunerações”, conclui. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança