• Mulheres têm mais chances de ter depressão

    Simpósio de Neurociências iniciou nesta sexta-feira e trata sobre o assunto

Mulheres têm mais chances de ter depressão

26 Set, 2016 16:33:28 - Educação

Criciúma (SC)

“As mulheres são duas vezes mais propensas a depressão que os homens, isso por conta de suas oscilações hormonais, precisamos estar atentos”. A afirmação é do psiquiatra especialista na área Joel Renno que ministrou a palestra de abertura do 14º Simpósio de Neurociências, que iniciou na Unesc nesta sexta-feira (23/9). 

O evento tem como objetivo colaborar na promoção e na assistência integral da saúde mental da mulher e ajudar a sensibilizar o público feminino sobre os problemas de saúde mental. O Simpósio é referência na região e traz, em todas as edições, profissionais renomados para discutir os assuntos e pesquisas relacionadas ao tema. Nesta edição o tema central é “Saúde Mental da Mulher: O equilíbrio entre o corpo e a mente”. 


Na abertura, Renno tratou com os participantes sobre “Transtornos Psíquicos e Ciclo Reprodutivo Feminino”. Segundo ele, a mulher tem maior vulnerabilidade em ter depressão e ansiedade, entre outros problemas, por conta da oscilação de hormônios. 

“Se estivermos atentos a esses períodos de vulnerabilidade, durante a gestação, o pós parto, a TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual), a menopausa, entre outros, e passarmos a observar com mais cuidado, é possível desenvolver alternativas de tratamentos para as mulheres, com novas abordagens terapêuticas”, comentou o palestrante.

O Simpósio

Para a pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, debater a saúde mental da mulher com diferentes olhares agrega no desenvolvimento da área. “A Unesc tem um grande investimento em pesquisa, e eventos como esse contribuem para a troca de experiências na área”, ressaltou. 

Avaliação clínica na mulher, câncer de mama, estresse e ao trauma na mulher, depressão e ansiedade, são alguns dos assuntos tratados em debates e palestras que ocorrem até sábado (24/9). 

O Simpósio tem o apoio do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Laboratório de Neurociências, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Instituto de Neurociências João Quevedo, Bio Sul Científica e URC.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança