• Mulheres promovem igualdade nos cargos públicos

Mulheres promovem igualdade nos cargos públicos

08 Mar, 2017 00:01:08 - Geral

Içara (SC)

Na contramão dos retrocessos ainda vividos por milhares de mulheres em nosso país, Içara caminha e já colhe os frutos da luta pela igualdade de gênero. Muito além do espaço recebido por mulheres em cargos do primeiro escalão, as barreiras contra o preconceito são quebradas já na primeira infância. “É nos primeiros anos que as crianças estão formando seu caráter e personalidade. Por isso, nossa equipe de professores, auxiliares e diretores está munida de orientações, atividades, preparada para desenvolver atividades lúdicas que incentivem respeito e promovam a igualdade com as crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental”, explica a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial Marlene Casagrande, o respeito e a igualdade de gênero é uma tema transversal, previsto nos parâmetros curriculares nacionais. “Surgindo uma problemática dentro da sala de aula, o professor intervém, explicando e agindo da forma correta. A igualdade está na vivência, e uma vivência cheia de amor e, principalmente, respeito, farão com que as crianças se tornem adultos toleráveis”, afirma.

Ainda na educação, para auxiliar o número cada vez maior de mães que trabalham fora, a Administração aumentou o número de vagas nas creches. “Em relação a 2012 ampliamos consideravelmente o número, são mil novas vagas nos Centros de Educação Infantil, oferecendo seis refeições por dia. Assim as mães, que muitas vezes chefiam as suas famílias, podem trabalhar tranquilas”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Presença de força na Gestão

A igualdade permeia também a gestão pública municipal. Do quadro de secretários, cinco pastas são conduzidas por mulheres. Gerusa Bolsoni, Jaqueline dos Santos, Lucimara Ferreira, Maria Tereza Chagas e Karoline Calegari, respondem pelas pastas da Educação, Assistência Social, Saúde, Fundação do Meio Ambiente e Procon. Além disso, a diretoria de gestão de recursos, a chefia dos gabinetes do prefeito e vice-prefeito, além da gestão de convênios, também são chefiadas por mulheres.

A jovem Karoline Calegari, 26 anos, que é graduada em Direito e atua na direção do Procon, luta e espera que, a exemplo do setor público içarense, nomes femininos sejam cada vez mais incluídos nos mais diversos setores da sociedade. “A representatividade das mulheres na gestão pública é pequena e rodeada de preconceitos, infelizmente. Mas Içara, sempre à frente do seu tempo, tem a sensibilidade de perceber que nós somos capazes de assumir cargos de chefia. Precisamos quebrar essas barreiras”, falou.

“Isso traz um equilíbrio que representa a sociedade içarense. É a primeira vez na história de Içara em que a gestão está equilibrada na faixa etária, questão de gênero e etnia. É assim que queremos o governo, que as pessoas que estão nos cargos representem a sociedade, os anseios e demandas do povo, naquilo que o poder público pode atuar para diminuir qualquer tipo de diferença“, completa o prefeito.

Além de comemorar as conquistas, o Dia Internacional da Mulher, é também um momento para refletir e unificar as lutas, na opinião da vereadora e presidente do Sindicato dos Servidores públicos de Içara, Edna Benedet. “Já avançamos muito para diminuir os preconceitos em nossa caminhada. Mas não podemos parar de lutar contra a violência. A cada onze minutos uma mulher é estuprada, a cada duas horas uma mulher é morta no Brasil. Na política, apesar de sermos a maioria dos eleitores, ainda somos minorias no parlamento. É mais uma barreira a ser vencida. Estar numa função pública não é tarefa fácil, é uma luta diária e contínua”, enfatizou.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal